Caim e Abel - A Oferta - O Primeiro Homicídio



Caim e Abel a História - As Ofertas - O Primeiro Homicídio

16 Agosto, 2012


Caim e Abel protagonizam a história mais enigmática da bíblia. Caim e Abel nasceram após a queda e expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden.

Estavam portanto bem no início da história da humanidade. Eles possuíam cerda de 100 a 130 anos de idade, quando Caim matou abel.

No livro do Gênesis cap. 4.1-18, não é explicado por que inicia a prática do sacrifício com o objetivo de Adoração.

Muitos estudiosos afirmam que a oferta de Caim não foi aceita porque não envolvia derramamento de sangue; mas o capítulo 4 de Gênesis não dá nenhuma indicação de que Caim e abel achegaram-se a Deus naquele momento para pedir perdão por seus pecados.

A Oferta de Caim e Abel

As ofertas de Caim e Abel eram atos voluntários de adoração. Pelo sistema antigo de sacrifícios de Israel, Deus abençoava tanto as ofertas de cereais como o sacrifício de animais (Lv 6.14-23).

"E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR." Gênesis 4:3

Entretanto, a oferta de Caim foi inferior a de Abel porque a motivação de Caim não era boa.

oferta de caimA Oferta de Caim, Estética e Beleza num Lindo Arranjo Vegetal. Caim e Abel.

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

Caim e Abel, Duas Dispensações

Caim trouxe da terra, do seu trabalho, do seu suor, do seu esforço, da sua cultura, do seu arado, da sua produção, da sua tecnologia, da sua capacidade de intervir nos processos da natureza, produzindo uma cultura própria, fruto de um trabalho pessoal, produto de uma concepção mental.

Ele trouxe uma oferta do melhor que possuía. O melhor que seu esforço produziu. O melhor que a sua inteligência pôde arquitetar, aquilo que sua arte pôde alcançar, o resultado do seu esforço.

Abel porém trouxe das primícias do seu rebanho. Agradou-se o Senhor da oferta de Abel, mas da oferta de Caim não se agradou o Senhor. Não há uma explicação clara para tal fato.

"E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta." Gênesis 4:4
"Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Gênesis 4:5

A atividade de cuidar de rebanhos é um tanto trabalhosa, porém levando essa atividade para o tempo em que se encontravam Caim e Abel, percebemos que a função de pastor de ovelhas, da época, era uma atividade de vigiar e observar as ovelhas.

Voltava-se para guiá-las aos locais onde havia água e pastos verdes. Oferecia proteção dos animais ferozes e não deixava que os instintos dos rebanhos, se voltassem contra eles próprios.

A atividade de pastor, no tempo de Caim e Abel (nos primórdios do mundo), não exigia muita qualificação para ser feita.

Ser pastor era antes de mais nada, oferecer, para as ovelhas, daquilo que a própria natureza já dispunha, sem a necessidade de uma árdua intervenção humana, que demandava muito esforço.

caim mata abelCaim e Abel: Caim Mata Abel com Aproximadamente 130 Anos.

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

A Oferta de Caim - Sacrifício Humano

A oferta de Caim se constitui então do resultado de muito esforço humano. Era um trabalho muito dispendioso a agricultura primitiva. Muito arado, muito suor, muita ralação, bolhas e calos nas mãos.

E Caim ainda tinha que aprender, imaginar, desenvolver e aplicar o seu conhecimento no plantio e cultivo da sua produção agrícola. Exigia muita intervenção de Caim nos processos do seu trabalho.

Caim colhe, com confiança, da sua produção, fruto do seu muito esforço, e traz uma oferta para Deus. Uma oferta que mostrava a sua capacidade de intervir na natureza e nos processos de causa e efeito.

A oferta de Caim trazia em si o valor da estética, a beleza de um arranjo vegetal lindo! Um altar vegetal, com muitas frutas e legumes multicoloridos.

O encantamento visual deste tipo de altar é algo espetacular! Sem falar no cheiro suave destes produtos frescos. Os melhores da sua cultura.

A oferta de de Caim é a oferta do esforço, da confiança no seu trabalho, em uma tentativa de seduzir a atenção divina, pelo uso da estética visual.

A Oferta de Abel Aponta para a Graça

Abel, entretanto traz para Deus uma oferta das primícias do seu rebanho. Uma oferta de sangue, oferecendo algo que a própria natureza já quase que por si só havia criado. Uma oferta que mostrava a sua incapacidade.

A Oferta de Abel traz o contraste sanguinolento e feio de um animal degolado e o sangue escorrendo e lavando todo o altar.

A oferta de Abel faz uma afirmação implícita de que havia a necessidade de um substituto, que fosse vicarizado e pagasse pelo pecado do ser humano. Pois sem isso, não se podia agradar a Deus e nem haver uma autojustificação.

A oferta de Abel aponta para a fé, o descanso e a confiança em Deus.

Caim e as religiões

A oferta de Caim representa as religiões da terra, que buscam a justificação por meio de um esforço meritório. Essas religiões buscam uma obra, um sacrifício, um sofrimento auto-imposto para a sua própria justificação.

Já Abel ofereceu um sacrifício que carregava a semente do cordeiro que foi imolado antes da fundação do mundo. Este cordeiro foi materializado na crucificação de Jesus.

"Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala." Hebreus 11:4

Aquele sacrifício que não exigiu tanto esforço humano, já mostrava que a justificação só se alcança pela fé. Somente pela fé se pode agradar a Deus. Isso não vem de nós, como Caim pensou, mas é dom de Deus.

Para o Deus de Abel não há estética, não há obras de justificação, há somente sangue. Pois o sangue de um inocente foi necessário para tomar o nosso lugar, afim de trazer a pacificação de Deus com a humanidade.

Assim, Deus está pacificado com o Mundo. Hoje é possível agradá-lo, porém ao trazer sua oferta de louvor, lembre-se que não é por seu merecimento, mas é pelo sangue e somente pelo sangue de Jesus que podemos à ele se chegar.

Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online com os melhores professores da Terra Santa

Leia Também:

a criação de adão
A Criação do Homem
Adão era o único ser em que Deus utilizou a sua própria imagem
A Criação do Mundo no Princípio
A Criação do Mundo
O poder criador da palavra de Deus ecoou pelo cosmos, transformando
jaco visao da escada
A Visão da Escada de Jacó
Gênesis, capítulo 28, uma narração muito significativa

Deixe seu comentário:

Comentários Nome:


E-mail:


Comentário:



Carlos Oliveira - 10/08/14
Como é profunda e maravilhosa a palavra de Deus! Quase sempre a lemos sem dar a devida atenção aos detalhes e quase nunca nos aprofundamos. Mas tenho me maravilhado, pois tenho buscado(como diz em provérbios como a tesouro escondido) o conhecimento. Deus abençoe e continue usando-o poderosamente para nos trazer o esclarecimento dessa palavra tão poderosa.
Marcus Vinicius - 21/08/14
Estudo muito abençoado, que Deus continue derramando conhecimento sobre nossas vida, pq Apostolo Pedro diz la em 2 Pedro 3:18 , Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Francisco - 29/08/14
Vou levar para a igreja algo que ira edificar
Erlen Kaline Ávila Do Nascimento - 24/06/14
Que estudo abençoado me tirou muitas dúvidas, louvado seja o senhor todo poderoso que criou o céu e a terra. Amém
Marcelo - 13/06/14
Acredito que Adão viu o ato de Deus ter matado um cordeiro para dele tirar pele e tapar sua nudez e a de Eva. Assim sendo, Adão tem a concepção de que Deus o perdoou pelo sacrificio de um cordeiro inocente embora não tenha deixado de puni-lo. Adão por certo ensinou à seus filhos que deveriam se apresentar a Deus com imolação de um cordeiro novo à porta do jardim do Édem , de onde foram expulso , Deus descia no jardim e contemplava as ofertas de Adão e seus filhos colocada à porta do jardim ,pois o homem não poderia mais entrar no jardim ,pois Deus não habita onde há pecado e o pecado não deve abitar onde Deus estar.Mas Cain quis inovar desrespeitando a ordenança de Deus sobre o derramamento de sangue no sacrificio e quiz oferecer o fruto de seu proprio esforço (fruto da Terra) no fruto não tem sangue ...
Joziel - 29/05/14
Muito.bom
Manoel Augusto Sales Figueira - 23/05/14
Raramente se encontra, na Internet, uma contribuição tão sólida, bíblica, culta e inteligente, para o nosso crescimento espeirtitual. Cumprimento os responsáveis pela produção aqui veiculada, louvo a Deus por suas vidas e estarei orando para que o Senhor os sustente.
Cremilde Cossa - 22/05/14
Gosto de conhecer profundamente como foi a vida de Deus, aquele que todos nos os crentes seguimos ate a nossa eternidade, que Deus vous abencoe todos leitores do Nundo
Karla - 28/03/14
parabéns pela a iniciativa desse estudo. O mundo precisa cada vez mais desse tipo de evangelização. Enquanto muitos se dedicam a divulgar coisas que não edificam vocês estão na contra mão fazendo que coisas boas cheguem até nós. Deus os recompense pela linda iniciativa. Jesus é suficiente.
Marcia - 13/03/14
Imagino que o calendário lunar era o utilizado pelos antigos, neste calendário o ano é mais curto, em média 254 dias, o que não justifica em termos racionais tanta longevidade, mas que lança alguma luz sobre o tema. Também observei que no texto bíblico se diz que Caim trouxe 'uma oferta' ao passo que Abel, trouxe das primícias. Em todo contexto bíblico observamos que Deus instituiu as ofertas de primícias com base legal (lei).
ROBSON QUEIROZ MOREIRA - 04/03/14
OTIMAS MENSAGENS. GOSTARIA QUE VCS MANDASEM VARIOS ESTUDOS PORQUE QUERRO APRENDER A PREGAR, AMEM.
LLOLIVEIRA - 27/12/13
ESTE FATO RETRATA O COSTUME DE HOJE . CAIM QUERIA AGRADAR .N?O ERA UMA OFERTA, ABEL DEU UMA OFERTA ;DO SEU MELHOR, SEM SE IMPORTAR NO SEU EGO SE AGRADARIA ERA UMA BOA OFERTA SEPARADA E ELE A OFERTOU.A OFERTA ? VOLUNTARIA UM PRESENTE UMA DADIVA ? DOADO ENTREGUE E PRONTO
MOISES HENRIQUE - 18/12/13
? UMA MENSAGEN NOVA GOSTEI.
Francisco Pereira Dos Santos - 28/11/13
gostei muito, para mim foi muito importante as explicações e esclarecimentos dados, muito bom que deus continue dando inspiração.
Laerte Elias De Lira - 28/11/13
Amei a pregação e quero receber sempre que puderem me enviar porque foi pra esse propósito que o Senhor Jesus nos preparou levar o evangelho para todas as nações quem crê e for batizado será será salvo porém quem não crê será condenado.Obrigado pela boa palavra.
Divino Passos - 10/11/13
devemos entregar a Deus primeiro Alma Espirito adoração e servi-lo, as consequências virão depois. Deus te abençoe.
Bbenedito Angelo Amancio - 06/11/13
fiquei feliz em participar desse estudo que me trouxe mais entendimento sobre a oferta de caim muito obrigado so agora entendi a causa da rejeição da oferta como e bom aprender da palavra de deus paz graça amem
Paulo Mendes Dos Santos. - 02/10/13
Li os estudos,e gostaria de continuar recebendo estudo como esses em destaque o de Zaqueu muito bom, a história de Caim são estudos muito engrandecedor para quem não tem acesso a uma faculdade, eu gostaria de continuar recebendo estudos também do novo testamento.Fiz um cadastro só para receber esses estudos, muito obrigado que Deus o abençoe.
Maria - 26/09/13
me ajudou bastante,valeu ai galera
Nilton C. Barros - 23/09/13
estou aprendendo muito com você rude cruz parabéns, gostaria de aprender sobre um suposto povo, que viveu ou vivia depois da morte de abel quando caim foi para a terra de node e quem foi a esposa de caim desde já agradeço Deus continue abençoando a todos.
Nilton C. Barros - 23/09/13
estou aprendendo muito com você rude cruz parabéns,gostaria de aprender sobre um suposto povo,que viveu ou vivia depois da morte de abel quando caim foi para a terra de node e quem foi a esposa de caim desde já agradeço Deus continue abençoando a todos.
Débora - 21/09/13
Oie, muito obrigado pela ótima explicação. Me ajudou muito.
Carlos Alberto - 18/09/13
obs: Que a perfeita oferta já estava dentro do coração de Abel por isso foi aceita.Tanto e Que após a sua morte ainda assim seu Sangue clamava por justica. Que Deus abencoe A todos Em nome de Jesus
Pr. João Flávio - 09/09/13
Louvo a Deus pela vida do Irmão! Que mensagem Extraordinária... Deus falou tremendamente comigo! Deus abençoe e continue sendo este instrumento nas mãos de Deus.. Fique na paz de Cristo.
Israel C. Barbosa - 09/09/13
Muito bom poder aprender mais sobre a palavra de Deus eu já fiz um estudo sobre o livre arbitriu e usei alguns ex como esses e agora aprendir um pouco mais pra minha vida e pesso sempre a Deus que coloque em minha mente sempre coisas boas pra que eu possa usar no meu dia dia e Ele tem me atendido. Agradeço sempre a Deus.
Fabio - 25/08/13
Queridos precisa ficar bem claro para todos nós que Deus não aceitou a oferta de Caim porque ele deu a sua oferta do que ele achava que deveria ser e não do que Deus havia pedido. Muitas vezes é assim conosco Deu nos pede uma coisa mas nós achamos que podemos fazer algo diferente pq julgamos ser melhor.
Rita - 22/07/13
Quando menina, na aula de religião, o professor nos contou que Adão e Eva, assim como Noé, jamais existiram, que eles foram criados como uma fábula, cujo objetivo eram os ensinamentos que deus queria que aprendêssemos. isso tem fundamento???

Israel - A Bíblia é a Verdade! ? necessário crer para se alcançar essa espiritualidade.
Atonio Rodrigues - 10/07/13
Muito clara e significativa esta esposião dos dois tipos de oferta
Maithê - 11/06/13
Tão simples mas ao mesmo tempo, tão profundo o esclarecimento da diferença entre as ofertas! Glória aa Deus pela vida de quem escreve neste blog!!!
Roberto Cruz Santos - 09/06/13
gostei muito
IZABEL CRISTINA DE JESUS - 29/05/13
GOSTEI MUITO !!ERA O QUE EU ESTAVA PROCURANDO,POIS LIA A BIBLIA E N?O ENTENDIA MUITA COISA,DEUS OS ABEN?OE. A PAZ DO SENHOR!!
Rosangela Alves - 21/05/13
Gostei muito dos estudos , e gostaria de recebe los por e mail
ANTONIO LIMA - 16/05/13
li,gostei,me edifiquei muito que o senhor Jesus continua abençoando você inspirando mais e mais para que possam abençoar outras pessoas com a verdade escrita e revelada que é a palavra de Deus.
Viana - 05/05/13
A paz do senhor! com relação a pergunta da Ivonete quanto se vivia muito e explicação esta na própria bíblia. E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9 Percebe que Deus fez brotar da terra toda árvore incluindo a árvore da vida e do conhecimento? Adão e Eva comia da árvore da vida e não morria mas quando comeu a do bem e do mal Deus os expulso do Jardim e colocou um anjo com espada de fogo na entrada para que o homem não revese mais acesso a arvore da vida, pois se o homem detinha agora do conhecimento do bem e do mal e não morresse seria um outro demônio. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do ?den, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida Gênesis 3:24 Por esse motivo os homens vivia por muitos anos eram ainda o poder da árvore da vida mas, com passar do tempo o ser humano foi perdendo essa benção, e através do Senhor Jesus ganhamos o direto de comer desta árvore novamente. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. Apocalipse 22:2 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. Apocalipse 2:7 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.Apocalipse 22:14 Que o senhor os abeçoe
Adauto - 15/04/13
muito gratificante este estudo,com certeza nossa oferta não pode ser de sacrifício próprio para mostrar a Deus os nossos esforços, mas um sacrifício de louvor e gratidão a Deus em agradecimento por sua infinita bondade e misericórdia; louvado seja Deus!
RAFAEL MARCOS GARCIA - 11/03/13
Parabéns pelo site. Jesus nos ama
Dênis - 09/03/13
Calendários, 900 anos, 130 anos. Eles tinham calendário naquela época? O interessante é ver que as coisas realmente acontecem dessa forma nos dias atuais. Outra coisa, eu não entendi muito bem o final. Eu não acho que Abel seja sanguinolento pois, não vamos esqcer, ele fez um SaCrifício. Eu acho que a intenção de Abel foi pura, de que outra forma agradaria a Deus? Você não acha que julga Abel uma pessoa sanguinolenta? Eu acredito que ele sacrificou o cordeiro, primogênito, pq era a que ele mais amava de todas as Ovelhas que ele criava. E a gordura, pq ele a alimentava bem. O que esclarece, em minha concepção, o comentário singelo de Deus sobre a oferenda é não influenciar, posteriormente, no livre-arbítrio. Pq eu acho que Ele não nos impede de errar, para que no fim, possa ser Justo, totalmente.
Ana - 11/12/12
a oferta tem que figurar, representar,simbolizar algum evento, designado por, DEUS foi o que aconteceu com a oferta de ABEL,que figura O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO abel viza o que estar em foco a salvaçao,ja que seus pais haviam pecado
Ivoneide - 10/11/12
Achei interessante e esclarecedor, porém não endendo como era contado os anos porque viver 130 e até mais como Matuzalém me esclareçam isso.

Moderador - Israel - No princípio do mundo, tempo na história da humanidade, onde Caim e Abel estão inseridos, o homem tinha uma longevidade muito grande.

Veja que Adão viveu 930 anos.

E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu. Gênesis 5:5-6

Esta longevidade só foi diminuída após os dias de Noé, quando Deus se cansou da vida pecaminosa que o ser humano insistia em praticar.

Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. Gênesis 6:3

Vemos estes dias diminuírem ainda mais, como constata o Salmo 90:

Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. Salmos 90:10

Mas na época de Caim e Abel, a vida ainda era longa e longeva.

E conforme explicado em um comentário logo acima do seu, podemos constatar que a idade de Caim e Abel, por ocasião do primeiro homicídio, era de 100 a 130 anos.
Moderador - Israel - 17/10/12
A Idade de Caim e Abel é um cálculo aproximado, levando-se em consideração a expulsão de Adão e Eva do Jardim. Vemos em Gênesis 5:3 que Adão viveu 130 anos e gerou a Sete.

"E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete." Gênesis 5:3

Se caim foi gerado logo após a expulsão do Jardim e Sete foi gerado após a morte de Abel, concluímos que a diferença de tempo entre o nascimento de Caim e Abel e o nascimento de Sete é de 130 anos. Então Abel tinha de 100 a 130 anos quando foi morto.
Daniel Domingos Da Silva - 17/10/12
onde provamos que caim e abel ja tinha mais de 100 anos.tem na biblia?
Helcio Alves Paulino - 30/08/14
Ótima linha de pensamento,mas não creioque era tão árduo o serviço agrícola naquela época. Gênesis 1 - 29. Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. Se Caím fosse tão tão empreendedor ,Abel o seria mais ,um pecuarista muito ocupado . Foi a forma, o coração com que foi ofertado mesmo.Caim trouxe do fruto,de qualquer maneira,do seu jeito ,mas Abel as primícias ,a gordura o melhor.a falha não estava na oferta mas no ofertante.
Jorge Enildo - 16/09/14
otmo estudo, amei


Estudos Bíblicos

Derrubando Muralhas de Jericó
Uma das histórias mais bonitas da blíblia, esta que nos fala sobre o cego de Jericó....
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Paralítico de Cafarnaum
Cafarnaum, vem do hebraico Kfar Nachum, ou seja, aldeia de Naum. Era uma aldeia...
ESTUDO BÍBLICO
O Filho Pródigo
Uma das histórias mais contadas e recontadas da bíblia, muito conhecida a parábola do...
ESTUDO BÍBLICO
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online com os melhores professores da Terra Santa...
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO
Zaqueu o Publicano
A história da conversão de Zaqueu se passa em Jericó, uma cidade que ficava...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura Emocional
Se há um sentimento que permeia a alma do ser humano, este é o da culpa...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Adúltera
Era muito difícil a posição da mulher na cultura judaica do primeiro século...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Samaritana
Missões é um assunto de simples compreensão. Falar de Missões é falar...
ESTUDO BÍBLICO
A Fuga de Jacó
Encontramos no livro de Gênesis, capítulo 28, uma naração...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Cananeia
Muito edificante a história da mulher cananéia. Esta é uma narração que...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus Anda Sobre o Mar
Amplamente conhecida a história em que Jesus e Pedro andaram sobre as àguas...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus o Pão que Desceu do Céu
Tendo Jesus andado sobre as àguas, socorrido os seus discípulos que estavam a...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura de um Cego de Nascença
Este homem, cego, que havia passado toda sua vida na escuridão, era visto...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Leproso
E ali estava o leproso. Uma vida devastada pela lepra. Até o dia...
ESTUDO BÍBLICO
A Ressurreição de Lázaro
clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora...
ESTUDO BÍBLICO
O Paralítico no Tanque de Betesda
Trinta e oito anos paralítico e ele estava ali...
ESTUDO BÍBLICO
O Sermão da Montanha
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus Acalma a Tempestade
E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?...
ESTUDO BÍBLICO
A Multiplicação dos Pães e dos Peixes
Deus pode usar, multiplicar e te fazer prosperar. Agora você precisa utilizar o que você tem...
ESTUDO BÍBLICO
Dê a César o que é de César
César representa este sistema humano que quer obter obediência atravéz do medo, pelo uso da força...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher do Fluxo de Sangue
Deus pode usar, multiplicar e te fazer prosperar. Agora você precisa utilizar o que você tem...
ESTUDO BÍBLICO
O Filho da Viúva de Naim
aproxima-se do esquife (uma espécie de urna fúnebre) e o toca. O cortejo é paralizado...
ESTUDO BÍBLICO
A Filha de Jairo
E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente...
ESTUDO BÍBLICO
A Ovelha Perdida
assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento...
ESTUDO BÍBLICO
Nicodemos e o Novo Nascimento
Nicodemos, nome grego que significa "homem do povo", muito frequente entre os judeus. Nicodemos pertencia aos principais do judaísmo...
ESTUDO BÍBLICO
O Bom Pastor
O redil era frequentemente cercado por uma muralha de pedra, e , por sobre o muro, colocavam feixes de espinhos ...
ESTUDO BÍBLICO
A Galiléia
No primeiro século de nossa era, a Galiléia era limitada a sudoeste pela cordilheira do Carmelo. A Galiléia se estendia a sudeste ...
ESTUDO BÍBLICO
Caim e Abel
Eles possuíam cerda de 100 a 130 anos de idade, quando Caim matou abel ...
ESTUDO BÍBLICO
A Criação do Mundo
"No princípio Deus Criou os Céus e a Terra". Esta afirmação de do livro do Gênesis, capítulo 1.1, já foi tema de muitos debates ...
ESTUDO BÍBLICO
O Natal - O Nascimento de Jesus
Ainda no Jardim, com a queda do homem, Deus em sua graça e misericórdia fez uma promessa de redenção ...
ESTUDO BÍBLICO
A Pesca Maravilhosa
E Jesus espremido pelo povo, ensinando, sobe no barco de Pedro e se distancia um pouco da margem ...
ESTUDO BÍBLICO
A Pecadora Ungiu Pés Jesus
Jesus, pés descalços, pés empoeirados, cheios de marcas dos caminhos que passara. Quanta simplicidade ...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Cego de Betsaida
Cuspir nos olhos pode ser considerado algo um tanto estranho para nós que somos do século XXI...
ESTUDO BÍBLICO
A Parábola do Semeador
E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear...
ESTUDO BÍBLICO
A Parábola do Joio e do Trigo
A Parábola do Joio e do Trigo, no livro de Mateus cap. 13:24-30, está intimamente ligada...
ESTUDO BÍBLICO
A Parábola do Grão de Mostarda
A Parábola do Grão de Mostarda, descrita no texto de Mateus 13:31-32, uma pequena semente...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus no Getsêmani, Suor e Sangue
E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus é Preso
E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus Perante Caifás e Sinédrio
Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu...
ESTUDO BÍBLICO
As Bodas em Caná
Quando ele provou do vinho que Jesus transformara da água, cuja procedência ele desconhecia...
ESTUDO BÍBLICO
Preparativos da Última Ceia
Quinta-feira era o primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, em que os judeus imolavam...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus é Flagelado
Quantas lamúrias precediam uma flagelação! As vítimas gritavam por misericórdia...
ESTUDO BÍBLICO
A Verdade Vos Libertará
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Para cada percepção de verdade na existência humana...
ESTUDO BÍBLICO

a cruz de jesus