Cego de Jericó Estudo Bíblico

Derrubando as Muralhas de Jericó

29 Julho, 2011

Uma das histórias mais bonitas da blíblia, esta que nos fala sobre o cego de Jericó. Certamente Bartimeu soube também como "derrubar as muralhas" que cercavam sua vida. Bartimeu, cego de nascença, não possuía nome próprio.

Bartimeu é uma designação hebraica para o termo "filho de Timeu". Ele vivia em uma sociedade dominada pela crença no conceito da "causa e efeito".

Os judeus acreditavam em padecimento por enfermidade de nascença, diretamente ligada a seus próprios pecados ou pelos pecados de seus pais.

Bartimeu o Cego de Jericó

Muito preconceito e discriminação Bartimeu sofria. Sempre lembrado por sua condição de cego, da acusação de ser um pecador. Era a vergonha de seus pais e desgraça da família. Segundo o que acreditavam os judeus, um sinal da visitação de Deus à maldade humana, uma espécie de maldição hereditária.

Deixado por seus pais, à beira do caminho mendigava. Não possuia casa, nunca saberia o que é ter um lar com esposa, filhos, netos. Imagino seus complexos, seus questionamentos. Vivendo na solidão das trevas, isolado dos homens por preconceitos que se assemelhavam às muralhas que séculos atrás circundadaram aquela cidade.

 Jericó e o cego bartimeu Vista Panorâmica de Jericó onde o Cego Bartimeu Morava.

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

Difícil entender esta postura judaica da época, pois muitas vezes Deus havia falado por meio da lei e dos profetas, sobre o cuidado especial e o amor que os Israelitas deveriam dispensar aos portadores de necessidades especiais. Há tambem mandamentos recomendando a divisão e a distribuiçao de alimentos e mantimentos para os necessitados.

"Aquele que tiver duas túnicas reparta com aquele que não tem e quem tiver alimentos, faça de igual forma." - Lucas 3:11

Ignorando os mandamentos divinos, os judeus como que erguiam barreiras sociais entre si que se chegavam à muralhas psicológicas intransponíveis.

As Muralhas de Jericó

Jericó está situada cerca de 27km de Jerusalém, ao lado ocidental do rio Jordão, próximo a uma região montanhosa que conduz à serra de Judá. Também conhecida como cidade das palmeiras, é uma região de solo fértil, propício à agricultura.

As aguas do rio Jordão atraíam animais, que o fazíam de bebedouro. Um ótimo local para fixar habitação, o que fez com que seus primeiros habitantes buscassem proteção contra invasão de outros povos. Uma das soluções aplicadas foi a construção das antigas muralhas de Jericó.

As muralhas de Jericó mediam cerca de 10m de altura e tinham cerca de 4m de largura. Eram dois grandes muros com um espaçamento de cerca de 3m entre ambos. Eram tão grandes e imponentes que sustentavam casas transversas entre os dois muros, como a da prostituta Raabe.

muralhas de jericó Josué derruba as Muralhas de Jericó

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

Bartimeu e a Queda das Muralhas de Jericó

A história da queda das muralhas de Jericó nos ensina um meio poderoso para vencer dificuldades e problemas tidos como insolúveis. Certamente o cego Bartimeu conhecia esta história e aplicou este ensinamento para mudar o curso de sua vida.

A bíblia nos informa que no passado, após terem circundado as muralhas por sete dias, ao sétimo dia, Josué e o povo circundaram a cidade sete vezes. Ao término da sétima volta, após o toque das trombetas, houve um grande brado de todo o povo de Israel. Este brado, ou seja, as suas vozes reverberaram para derrubar as muralhas de Jericó.

Jesus quando de sua aproximação de Jericó, sabia que encontraria muralhas ainda maiores que aquelas vencidas por Josué. As de Josué ao menos eram tangíveis, feitas de pedras, tijolos e etc. As que Jesus estava por enfrentar não podiam ser palpadas, não podiam ser vistas, mas estavam bem ali no coração do homem, encarcerando vidas. Muralhas do preconceito e discriminação, fazendo acepção e separação das pessoas.

Contra estas muralhas não se podia usar armas físicas. Não era possível utilizar máquinas ou explosivos. Ao tempo que estas barreiras estão alicerçadas no coração humano, somente fé e clamor são eficazes.

A Cura do Cego de Jericó

Assim como o povo de Deus no passado, houvera usado suas vozes, clamando com grande brado para que se derrubasse as antigas muralhas, assim da mesma forma Bartimeu clamando em alta voz, não se importou com aqueles que mandaram que se calasse. Antes continuou clamando. Sabia ele que esta é a chave da vitória.

Naquele momento, o brado de Bartimeu, ou seja o seu clamor, reverberou contra as muralhas do preconceito e discriminação.

"A um coração quebrantado e contrito tu não resistirás, ó Deus" - SL51:17

A oração e o clamor de um justo "pode muito em seus efeitos". Diz a bíblia que o clamor de Bartimeu chegou ao mestre dizendo "filho de Davi, tenha misericórdia de mim".

Por causa do clamor de Bartimeu, Jesus não pôde resistir, utiliza de seu grande poder e restaura a visão e a dignidade do cego de Jericó. O nosso Mestre derruba agora as muralhas do preconceito e insere Bartimeu na sociedade Israelita.

Acabou aquela vida miserável. Acabou aquele sentimento de culpa, de maldição hereditária, carregada com tanto peso. Agora o somente o jugo suave e o fardo leve.

Jesus dá uma lição que aquela sociedade e os seus discípulos jamais esqueceriam, não podemos nos isolar em conceitos e preconceitos e deixar de enxergar que o amor, a misericórdia e o perdão devem estar em primeiro lugar em nossos corações.

Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online com os melhores professores da Terra Santa

Leia Também:

a cura do paralitico no tanque de betesda
O Paralítico Tanque Betesda
Certamente ele viu muitos desistirem. Muitos que entregaram
a cura de um cego de nascença
A Cura do Cego de Nascença
Ali estava aquele homem. Nasceu cego. Cresceu cego
betsaida foto
A Cura do Cego de Betsaida
A cura da cegueira estava ligada a revelação de verdades

Deixe seu comentário:

Comentários
valdeci fidelis 27/09/2014
Nossas vidas estão cheias de muralhas, dentro do coração, difícil tocar sem a lança poderosa do Senhor. Aprendi que linda e emocionante este relato.
Cristina Teodoro 26/08/2012
Tremendo essa mensagem e profunda! Tmb gostaria de receber mensagem no meu email.
Moderador Israel - Graça e Paz! Anotado!
Jiane de Alemida Muzel 27/08/2012
Mensagem: Amém, estou preparando uma mensagem como centro o livro de Heb.11:30, e Deus já havia me tocado como nós podemos hoje derrubar as Muralhas de Jerico que nos cercam.

E fazendo as pesquisas encontrei esta mensagem maravilhosa que abriu os meus olhos de uma forma gloriosa, Deus é tremendo.

Deus os abençoe grandemente. Quero receber novas mensagens para que eu possa ter mais conhecimento e aprender mais da palavra do nosso Deus.
Moderador Israel - Graça e Paz! Registrei seu email para enviar mensagens!
Sergio 30/08/2012
Podemos aprender muito com esta passagem, que nunca devemos desistir, mas sim, clamar assim como bartimeu.
Angelo 13/09/2012
Quando a pessoa era pobre, acrescentava a palavra Bar, ex Bar timeu. Se fosse filho de rico acrescentava a palavra, bem, que seria Bentimeu. Dessa forma eram destacadas as diferenças de classes sociais da epoca.
Cristina Garcia 20/09/2012
Olá gostei mto desse estudo e gostaria de receber mais em meu email, obrigada.
Israel - Moderador - OK, email registrado!
Silvestre 22/09/2012
Paz! Gostei muito da mensagem biblica e tanto me abençoou. Obrigado, Deus abençoe!
Jacy 24/09/2012
Essa mensagen é uma liçao de vida! Já diz a palavra: Clama a mim, e responde-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que nao sabes ( Jr 33-3 ). Obrigado pela palavra! Se puder, gostaria de receber estudos pelo meu e-mail. Deus os abençoe!
Pastor Jefferson 24/09/2012
Amei a breve liçao, estou preparando uma mensagem sobre o assunto, e esse estudo sera de grande serventia para mim, que Deus vos abençoe em nome de Jesus.
Robson Junio 25/09/2012
Esta palavra é muito importante para os cegos dos dias atuais. Eu gostaria de receber mais estudos sobre a palavra de DEUS, por favor mande no meu email, eu sei que muitos serão abençoados com estes estudos. Robson Junio, res: São José do Rio Preto-SP
Marcos Barcellos 26/09/2012
Que maravilha! Ao iniciar uma pesquisa para enriquecer a mensagem que estou preparando, que tem como tema "A vida em cima do muro", encontrei este tesouro. Isto vai contribuir grandemente com o sermão, Deus abençoe a todos vocês.
Paulo Airton 30/09/2012
O preconceito é um grande mal dentro das Igrejas, precisamos lutar contra isto.
Anderson Santos 01/10/2012
Ola, graça e paz meus amados! Muito proveitoso e abençoado esse site. Tambem gostaria de receber mensagens por e-mail.
Vera Villon 03/10/2012
A paz do Senhor! É maravilhoso saber que Deus ouve quando clamamos. Deus o abençoe por esta palavra! Gostaria de receber mais mensagens.
Luciene 05/10/2012
Gostei! Gostaria de receber estudos para poder fazer mais pela obra.
Lucas Bezerra da Cruz 10/10/2012
EU GOSTO MUITO DA BIBLIA, ESTUDAR A BIBLIA E MUITO BOM EU GOSTO DA HISTORIA DE DAVI SANSÃO E PRINCIPALMENTE DAS MURALHAS E MUITO BOM.
Deodoro Gomes Fonseca 12/10/2012
Gostei muito da mensagem da historia, gostaria de receber estudos biblicos para minha edificaçao. amém que DEUS os abençôe.
Maria Jose Alves dos Santos 12/10/2012
Obrigada Senhor por dar sabedoria para dar para aquelis que aprecia a boa e inerrante palavra da verdade.
ILMA MAGALHAES AUGUSTO 19/10/2012
Gostaria muito de receber estudos para estar evangelizando.Pois este é o meu maior sonho evangelizar e ganhar almas para Jesus. Espero que possam me ajudar. Deus Abençoe!
Pedro Fernandes e Aurenice 22/10/2012
Tenho dúvidas se o cego de Gericó era era cego de nascença, pois em lucas, ele solicita a Jesus que quer tornar ver. favor me ajuda tirar esta dúvida. ASS: Pedro Fernandes Barra do Pirai R.J.
Moderador - Israel - No texto de Lucas, Bartimeu pede para "ver".

Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. Lucas 18:41

Repare que ele estava à beira do caminho e mendigava. Mendigava porque foi abandonado pela família e pela própria sociedade, que acreditava que os cegos de nascença estavam pagando por seus pecados ou pelos pecados de seus pais. E se estavam sendo castigados, porque então ajudar?

Estudando a cultura judaica da época, vemos que todo comportamento daquela sociedade em relação à Bartimeu, revela que ele era cego de nascença.
Ana Claudia Barros 24/10/2012
Amem, hoje nos nossos dias as muralhas que esta mais dificil de derrubar e o coraçao de pedra o preconceito e a falta de amor gostaria de receber mensagem para o meu email.
John Lenon 24/10/2012
Bençao essa mensagem. Deus abençoe!
Suley dos Santos Souza 27/10/2012
Deus continue usando esse vaso para levar mensagens para nossa edificação. Amém.
Eduardo Almeida Gama 29/10/2012
Quero deixar esta mensagem que por maior for o problema, Jesus sempre está conosco. Muitas muralhas vão vir, mas, se confiamos em Deus, e temos fé, conseguiremos derrubar todas as dificuldades. Que Deus te abençoe. Gostaria de receber mais estudos biblicos.
Everaldo dos Santos 30/10/2012
AMADO DO MEU SENHOR, AMEI ESTE ESTUDO. GOSTARÍA QUE SÉ POSSIVEL, VC VASO DE HONRA MÉ AJUDASSE ENVIANDO ESTUDOS PARA O MEU E-MAÍL: POIS EU TENHO UM GRANDE SONHO EM GANHAR ALMAS PARA O REÍNO DO NOSSO DEUS, MAS CONFESSO QUE SOU LEIGO. NÃO TIVE O PRIVILEGIO DE ESTUDAR DE FAZER UMA FACULDADE. CONTO COM O BOM SENSO E O AMOR DOS IRMAOS PRA PODER ME AJUDAR A BUSCAR CONHECIMENTO, AMÉM!!!!!
Moderador - Israel Meu amado, meu querido, Deus te abençoe! Com certeza nós aprenderemos juntos! Tenho certeza que Jesus nos chamou para nos ajudarmos!
Pr.Cesar França 30/10/2012
O cego de Jericó não só derrubou muralhas, mas enxergou, o sobrenatural, Jesus.
Dalvanira 31/10/2012
Amei este ensinamento. Que Deus o abençoe. Se for possível, mande estudos para meu Email,ficarei muito grata. Dalvanira.
Azarias Lopes da Silva 01/11/2012
Deus abençoe!!! É de grande valia, e vai me ajudar muito.
Valmiran Ferreira Rocha 01/11/2012
Que o senhor nosso Deus possa nessa noite estar restaurando as visões daqueles que se encontram cegos espiritualmente!
Maria Solândia da Silva 01/11/2012
Graça e Paz! Também gostaria de receber textos, ensinamentos biblicos atavés de e-mail. Que Deus continue a abençoá-la pelo seu tabalho.
Paulo Roberto Girardi 03/11/2012
A paz do Senhor Jesus, tremenda passagem e exemplo de fé e perseverança, gostaria de receber estudos para o meu crescimento espiritual, e conhecimento para o meu ministério, obrigado Deus abençoe.
José Fábio Melo de Oliverira 05/11/2012
As muralhas construídas pelo homem são dorsalmente mais difíceis de transpor porque no coração do homem há muita maldade, só o amor de Jesus é paz de derrubar, sem uso da física, excelente estudo, dá para sentir a espiritualidade do assunto . parabéns. Aprendi muito nesta noite.
Lúcia Porto 08/11/2012
Sou professora de estudo biblico para crianças da minha igreja, adorei pode mandar para meu e-mail alguns estudos para eu ensina-los desde ja agradeço.
Melquiades Luiz de Medeiros 13/11/2012
Gostei das mensagens e peço que mande estudos para o meu email.
Eiesio 15/11/2012
Obrigado pela linda palavra, mande-me histórias e passagens biblicas que quero conhecer mais da biblia.
Gilson de Souza 22/11/2012
Parabens pelos maravilhosos ensinos, se puder mandar alguns por email, sobre derrubando muralhas, agradeço. DEUS abençoe vcs!
fabio reber da silva 11/12/2012
muito bom esse estudo dou gracas a deus. por quando preciso ir mais fundo e so nesse lugar que acho fica com deus muito abrigado.
Jediel Oliveira Barbosa 18/12/2012
APAZ que exede a todo entendimento! "GLÓRIA A DEUS NOSSO PAI POR ACHAR ESSE SITE, POIS ESTOU COMECANDO A PREGAR A PALAVRA DE DEUS E VAI SER MUITO ÚTIL E ABENÇOADOR. MEU PASTOR PEDIU PARA MIM PREGAR, SENTI MUITA RESPONSABILIDADE OREI A DEUS, E ELE ME ENCAMINHOU PARA ESSE SITE, GÓRIA A DEUS ESTOU PULANDO DE ALEGRIA. QUE O SENHOR NOSSO DEUS ABENÇÕES VOCES RICAMENTE IRMÃOS!
cleonice f souza 22/12/2012
passagens biblicas maravilhosas parabens!
cristiano urbano 23/12/2012
preciso que me envie messagem como esta para pregar para os pecadores é tremenda essa palavra, deus continue te usando!
VAGNER HENRIQUE DE FREITAS 30/12/2012
MUITO BOA ESTA PALAVRA DAS MURALHAS PALAVRA DE VITORIA. REALMENTE DEUS TEM FEITO GRANDES MILAGRES.
FRANCISCO LEONE 02/01/2013
Tremendo o estudo ele pode abrir a visão de muito crente por que abriu a minha continue com esse trabalho que deus vai lhe honrar em nome Jesus.
eraldo joaquim dos santos 05/01/2013
a paz do SENHOR JESUS. GOSTARIA MUITO TBM DE RECEBER COMENTÁRIOS SOBRE A VIDA ESPIRITUAL. QUE O SENHOR JESUS SEMPRE TE ABENÇOE. BELAS PALAVRAS.
Fabiano 12/01/2013
Hj q descobri os estudos rude cruz q absurdo demorei muito como pode mande mensagem de estudo para para meu email por favor A paz do senhor.
Maria 12/01/2013
Bem aventurados os que semeiam a boa semente do evangelho. Gostaria de receber seus estudos via e-mail se possivel. Graca e paz de nosso amado Cristo Jesus, meu irmao.
DEVANIR APARECIDO GONÇALVES 15/01/2013
AMEI A MENSAGEM SOBRE BARTIMEU E A MURALHA DE JERICÓ ESTAREI INCLUINDO ESSAS INFORMAÇÕES PARA PREGAR DOMINGO NA CAMPANHA DERRUBANDO MURALHAS DE JERICÓ.
ÁQUILA SANS 16/01/2013
A PAZ DE CRISTO, ACHEI ESSE SITE MUITO BOM PARA ESTUDO E PREGAÇÕES. GOSTARIA SE POSSIVEL FOR RECEBER MENSAGENS DE PREGAÇOES NO MEU E-MAIL.
EDIGAVIO JOAO 22/01/2013
msgs abençoadas, eu gostaria de receber msgs biblicas no meu email se for possivel, a paz!
jailton da silva costa 27/01/2013
Graça e paz ! gostei muito dos estudos e ambos me edficaram, gostaria que me encaminhacem para meu e-mail, sempre que possivel.
Valter 30/01/2013
E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus agradeço pela palavra verdadeiro pão que alimenta.
MARCIO SILVA VASCONCELLOS 05/02/2013
A paz que mensagem tremenda gostaria de receber essas mensagem no meu E-MAIL Deus abençoe gostaria tambem de fazer estudos teologico com vcs.
francisca jucileide 09/02/2013
mensagem linda, gostaria de receber estudos no meu e-mail DEUS ABENÇOE.
CLAUDIO DE SOUZA GOES 14/02/2013
adorei esse ensinamento me esclareceu pois vou pregar hoje sobre essa passagem o cego bartimeu.
elenice 16/02/13
So Jesus pode derrubar as muralhas do nosso caminho.
monaliza frota 24/02/2013
Aprendi bastante preciso de mas alimento se puder enviar pra mi serei grata.
FRANCISCO FRANCELIO DA SILVA 26/02/2013
GOSTEI MUITO DESTES COMENTARIOS, SE VOCÊS PUDEREM ME ENVIEM ALGUNS ESTUDOS PARA ESTE E-MAIL PO FAVOR QUE DEUS ABENÇOE A TODOS VCS, AMÉM.
Dione Hir Soares da Silva 02/03/2013
Excelente, falou muito ao meu coração e a comparaçao entre os dois eventos a queda das muralhas de Jericó e a cura do cego, simplesmente, pura inspiração do Espírito Santo, edificante. Parabéns!
Lucivando 02/03/2013
Otimo! linda palavra inspirada por Deus obg.
Maria Erinete santos do Nascimento 05/03/2013
Queria muito poder receber estudos para aprender mais do Senhor, pois esse estudo muito me levantou, estou feliz. A paz e graça do nosso salvador Jesus Cristo.
rafael 09/03/2013
eu, saudo a todos com a paz do Senhor, que mensagem bela, e ficou em meu coraçao.
Diacono Arnaldo 21/03/2013
E forte oque eu acabei de aprender aqui foi um grande paralelo feito aqui isto sim e revelaçao de Deus amem.
jeremias de souza 01/04/2013
MUITO FORTE ISSO AI COMO O AMOR DE DEUS NOS ALCANCA MENSAGEM DE VIDA E VITORIA.
isabel ferreira 02/04/2013
Deus os abençoe pelas menssagens. Se puderem mandem estudos, menssagens por email, para que eu possa ser edificada e edificar a outros Deus continue os abençoando e os usando como instrumentos em suas maos.
Alessandro Ramos Oliveira 05/04/2013
Oh Gloria!!! Estou aqui estudando, e já é madrugada... Más estou mim enriquecendo com a palavra do Senhor.
Meg Araújo de Moraes 06/04/2013
Palavras abençoadas, aceitei Jesus como meu único Salvador estou apaixonada por Jesus. Estou com muita sede e fome de sua palavra. se puder me mande por email. Já estou agradecida desde já. Aleluia e gloria a Deus.
eduardo oliveira 07/04/2013
Gostei do site,como ele traz conhecimento e mensagens maravilhosas para nós. Parabens.
cleize 07/04/2013
gostei muito dos textos aqui relatados e gostaria muito de estudar a biblia. Que Deus continue a abençoa-lo!
maria de lourdes 09/04/2013
Tive, hoje a oportunidade de aumenta minha fé. "A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus" Deus os abençoe.
luiz gustavo paz jose rodrigues 10/04/2013
Nossa esse estudo é maravilhoso e essa história é linda pois é isto que devemos fazer sempre não nos calarmos quando o mundo nos oprimir devemos clamar a Deus.
vera fonseca 20/04/2013
Maravilhosa a mensagem mais o que mais me chama a atencao e o que aprendo na introducao da mensagem isso me prende pois gosto de adquirir conhecimentos sobre a geografia biblica que Deus possa acada dia te dar mais inspiracao.
Pr Edy Oliveira Filho 20/04/2013
Paz, linda msgs. mande me por email, amem, que o Senhor continue te abençoando.
marcio 20/04/2013
muito bom queb DEUS os guia sempre no caminho bom e reto se possivel manda esboço para mim fala sobre o perdão.
Pastora Marli Santos V. 25/04/2013
Seus estudos são muitos bons e nos auxilia muito, voces podiam Juntar tudo e fazer um livro, com estas mensagens. Quem sabe com ilustrações. Seria muito interessante. Obrigada pelo acervo de comentarios postados sobre cada historia, são lindos.
Israel - Moderador - Estamos escrevendo um livro com muito mais informações, pois não dá pra colocar tudo o que queríamos em um post só, assim, no livro poderemos ter uma abordagem mais profunda de todos os quatro evangelhos.
bispa ulda neres 01/05/2013
é um testo biblico muito interessante porque, a cegueira de bartimeu aida vemos hoje em muitas pessoas e eu tenho observado que cada vez que ministro sobre esta menssagem muitas pessoas se convertem é uma palavra forte.
Paulo girlon 30/05/2013
Mensagem impactamte e uma liçao pra vencermos as muralhas da vida.
amaro francelino 30/05/2013
Obrigado por nos deixar esta tao grande bênção. um estudo bíblico magnífico. Que Deus continue Lhes abencoando.
daniela 02/06/2013
Obrigado por essa mensagem de fe e esperança para nossas vidas pra vermos que o SENHOR nao mudou ele continua o mesmo quem muda somos nos quando duvidamos do poder de DEUS das maravilhas e dos milagres porque ele e misericordioso. amem e a paz do SENHOR.
Jairson 02/06/2013
Amei esse estudo, quantas pessoas lindas opinaram Deus abençoe grandemente vocês se for possível enviem pra mim esses estudos grato.
marcos antonio dantas 12/06/2013
Deus é poderoso mesmo!!!!!!!!!
MIGUEL MARCOS DACONCEIÇÃO 16/06/2013
Paz, Que Deus o abençoe! Lindas mensagens e muito edficante, eu aprendi muito e tive um crescimento espiritual na minha vida, muito bom, mande mensagnes no meu email.
jose 16/06/2013
A muito tempo espera por uns estudos como esse achei vocês, são muito bom e importante.
Marcos Xavier mendes 16/06/2013
Louvado seja o nome do senhor, são mensagens que nos edificam, nos ensinam a amar o próximo como a nos mesmos.
rodrigo alberto clabonde 16/06/2013
parabens Deus abençoe vcs mandem estudos para eu aprender mais da palavra de Deus.
Edvaldo pereira 22/07/2013
ótimo eu também preciso desta mensagem obrigado.
Francisco Quirino de Jesus 22/07/2013
Deus abençoe a todos pelo trabalho realizado, com certeza será edificante para muitas vidas!
Pb Paulinho 22/07/2013
Fico feliz em conhecer vossos estudos porque vivemos em uma sociedade repletas de preconceitos, sociais, morais, raciais e outros, mas louvamos a Deus que mandou seu filho JESUS CRISTO para mudar nossa historia e fazer a diferença na vida daquele que nele crer. Obrigado
jefferson Araujo 02/08/2013
muito bom o clamor que derruba muralhas, muralhas do preconceito do descaso da hipocrisia atravez de uma simples cura Jesus desmascara toda aquela sociedade que eram muito mais cegas que aquele homem cheios de uma falsa humildade, tendo a aparência de piedosos mas o coração cheio de orgulho, arrogância, soberba, devolvendo a dignidade daquele homem. infelizmente o homem é assim valorizado por aquilo que tem mas Deus é diferente, Ele nos valoriza por aquilo que somos ou podemos ser por que Ele conhece nosso futuro.

A palavra misericórdia vem do grego misere que quer dizer miserável e cordia que significa coração e quando ele gritou "Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim", ele estava falando "Jesus filho de Davi permita que esse miserável encontre um lugar no seu coração", e ele encontrou e recebeu a sua cura, gloria a Deus!
maciel 19/08/2013
muito bom esses estudos eu to aprendendo muito a gradeço a Deus porque eu achei esse site muito bom mesmo Deus esta mi edificando cada dia eu sinto a presença de Deus em minha via!!!!
liana 27/08/2013
Gostei muito da palavra,tremendo... Gostaria de sempre ter memsagens assim no meu email.
Pr. João Flávio 06/09/2013
Muito boa esta mensagem! Aliás, todas são maravilhosas, estou amando beber destas águas do SENHOR. Quero receber sim mensagens no meu email. Deus abençoe mais e mais este trabalho.
pr. Lafene 07/09/2013
muito edificante o paralelismo entre a derrubada das muralhas de jericó e o esforço do cego para receber a cura operada pelo senhor.
hugo leonardo da silva pereira 10/09/2013
Moderador Israel - Graça e Paz, mensagem que edifica a alma, o espirito e o corpo. O senhor esta sendo um missionário Virtual na vidade muitos discípulos de Jesus. Que Deus continue te enchendo do Espirito, de Amor, de conhecimento. A paz.
carlos luiz galvao 20/09/2013
maravilhosa mensagem nos faz pensar ou melhor refletir sobre nossas atitudes cotidiana. gloria a DEUS por voçes!
Daniel Rodrigues de Souza 14/10/2013
Sou pastor presidente da ADECEN Assembléia de Deus em Centenário, Av. Dr. Manoel Reis , 823, Centenário, Duque de Caxias, RJ, cep.25025-010 e tenho pregado algumas das mensagens desse site, edificado minha vida e igreja que pastoreio. Gostaria de receber as mensagens no meu e-mail. Deus continue a abençoar toda equipe.
PERICLES RUI JUSTINO 01/11/2013
e muito edificante as mensagens aqui descritas amei muito bom para nossa reflexão obrigado!
ray silva sousa 25/11/2013
gosto muito dos estudos realizados por este site. tenho muita sede de aprender a palavra de Deus e compreender sua vontade para as nossas vidas. Por isso, tenho visitado esta página e lido os ensinamentos nela propostos. Tenho o desejo de me tornar uma pregadora do Evangelho e conquistar almas para o reino de Deus. E sei que para isso, preciso crescer em conhecimento. E é isso que vocês têm me proporcionado. Obrigada e a Paz do Senhor Jesus.
waldeci silva 25/01/2014
Esta mensagem é muito profunda, agente viaja nesta mensagem poderosa. vou começa o meu ministério de pregação através destas mensagens vai fazer eu, ficar mais perto da palavra de Deus. FIQUE COM A PAZ DO SENHOR E, UM FORTE ABRAÇO!!
neide fumero 28/01/2014
muito bom a comparação entre as muralhas e o cego de jericó. nunca havia ouvido msg parecida. obrigada, Deixa Deus te usar com unção e sabedoria.

Estudos Bíblicos

Derrubando Muralhas de Jericó
Uma das histórias mais bonitas da blíblia, esta que nos fala sobre o cego de Jericó....
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Paralítico de Cafarnaum
Cafarnaum, vem do hebraico Kfar Nachum, ou seja, aldeia de Naum. Era uma aldeia...
ESTUDO BÍBLICO
O Filho Pródigo
Uma das histórias mais contadas e recontadas da bíblia, muito conhecida a parábola do...
ESTUDO BÍBLICO
Zaqueu o Publicano
A história da conversão de Zaqueu se passa em Jericó, uma cidade que ficava...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura Emocional
Se há um sentimento que permeia a alma do ser humano, este é o da culpa...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Adúltera
Era muito difícil a posição da mulher na cultura judaica do primeiro século...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Samaritana
Missões é um assunto de simples compreensão. Falar de Missões é falar...
ESTUDO BÍBLICO
A Fuga de Jacó
Encontramos no livro de Gênesis, capítulo 28, uma naração...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Cananeia
Muito edificante a história da mulher cananéia. Esta é uma narração que...
ESTUDO BÍBLICO
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online com os melhores professores da Terra Santa...
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO
Jesus Anda Sobre o Mar
Amplamente conhecida a história em que Jesus e Pedro andaram sobre as àguas...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus o Pão que Desceu do Céu
Tendo Jesus andado sobre as àguas, socorrido os seus discípulos que estavam a...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura de um Cego de Nascença
Este homem, cego, que havia passado toda sua vida na escuridão, era visto...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Leproso
E ali estava o leproso. Uma vida devastada pela lepra. Até o dia...
ESTUDO BÍBLICO
A Ressurreição de Lázaro
clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora...
ESTUDO BÍBLICO
O Paralítico no Tanque de Betesda
Trinta e oito anos paralítico e ele estava ali...
ESTUDO BÍBLICO
O Sermão da Montanha
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus Acalma a Tempestade
E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?...
ESTUDO BÍBLICO
A Multiplicação dos Pães e dos Peixes
Deus pode usar, multiplicar e te fazer prosperar. Agora você precisa utilizar o que você tem...
ESTUDO BÍBLICO
Dê a César o que é de César
César representa este sistema humano que quer obter obediência atravéz do medo, pelo uso da força...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher do Fluxo de Sangue
Deus pode usar, multiplicar e te fazer prosperar. Agora você precisa utilizar o que você tem...
ESTUDO BÍBLICO
O Filho da Viúva de Naim
aproxima-se do esquife (uma espécie de urna fúnebre) e o toca. O cortejo é paralizado...
ESTUDO BÍBLICO
A Filha de Jairo
E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente...
ESTUDO BÍBLICO
A Ovelha Perdida
assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento...
ESTUDO BÍBLICO
Nicodemos e o Novo Nascimento
Nicodemos, nome grego que significa "homem do povo", muito frequente entre os judeus. Nicodemos pertencia aos principais do judaísmo...
ESTUDO BÍBLICO
O Bom Pastor
O redil era frequentemente cercado por uma muralha de pedra, e , por sobre o muro, colocavam feixes de espinhos ...
ESTUDO BÍBLICO
A Galiléia
No primeiro século de nossa era, a Galiléia era limitada a sudoeste pela cordilheira do Carmelo. A Galiléia se estendia a sudeste ...
ESTUDO BÍBLICO
Caim e Abel
Eles possuíam cerda de 100 a 130 anos de idade, quando Caim matou abel ...
ESTUDO BÍBLICO
A Criação do Mundo
"No princípio Deus Criou os Céus e a Terra". Esta afirmação de do livro do Gênesis, capítulo 1.1, já foi tema de muitos debates ...
ESTUDO BÍBLICO
O Natal - O Nascimento de Jesus
Ainda no Jardim, com a queda do homem, Deus em sua graça e misericórdia fez uma promessa de redenção ...
ESTUDO BÍBLICO
A Pesca Maravilhosa
E Jesus espremido pelo povo, ensinando, sobe no barco de Pedro e se distancia um pouco da margem ...
ESTUDO BÍBLICO
A Pecadora Ungiu Pés Jesus
Jesus, pés descalços, pés empoeirados, cheios de marcas dos caminhos que passara. Quanta simplicidade ...
ESTUDO BÍBLICO
rodape