Jacó Luta com o Anjo no Vau do Jaboque



Jacó Luta com o Anjo no Vau do Jaboque

18 Março, 2013


A luta do patriarca Jacó com o Anjo do Senhor ocorreu na região do vau (local em um rio, cuja profundidade permite a passagem a pé) do rio Jaboque.

A nascente do rio Jaboque está localizada ao sul de Gileade, região montanhosa que atualmente faz parte da Jordânia.

O Jaboque é um afluente do rio Jordão e desemboca neste, entre o mar da Galiléia e o mar Morto. Seu curso tem aproximadamente 130 quilômetros.

E o texto do livro de Gênesis 32:22-30, relata a luta dramática de Jacó com o Anjo, que levaria ao surgimento do povo de Israel, bem como ao aparecimento do Messias e sua consequente obra salvadora que alcançou toda a humanidade.

Por toda a história da vida de Jacó, ele escolheu contar e confiar na benção de Deus. Em resumo, tudo que lhe acontece, de uma forma ou de outra tem ligações com o desejo de receber uma bênção, a benção do Senhor.

Mas a luta de Jacó com o Anjo do Senhor é sintomática. Esta luta foi o ápice das consequências das ações que Jacó tinha praticado. E vemos nesta história, a mão de Deus, agindo com graça e misericórdia na vida de um homem pecador; mas que o Pai havia separado para transformá-lo e fazer dele uma benção, que chegaria até nós.

Jacó Luta por Sua Benção

Jacó quis por si mesmo alcançar a benção de Deus, trapaceando e roubando a benção do seu pai Isaque, que era destinada a seu irmão Esaú. E Jacó pagou um preço muito alto por aquela atitude. Jurado de morte, para após o falecimento de seu pai, teve que fugir do alcance de Esaú, se refugiando na parentela de seu tio Labão.

Jacó ficou ao todo cerca de vinte anos longe de sua terra e de sua família. E a dor de estar isolado em uma terra estranha a mais de oitocentos quilômetros de distância de Berseba, sabendo que não poderia voltar tão cedo para o seu lar, certamente trazia angústia ao seu coração.

o rio jaboqueO Rio Jaboque nas Montanhas de Gileade, Atualmente a Jordânia.

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

E o "enganador", passou a ser enganado por Labão. Primeiro no casamento de suas filhas Raquel e Lia. Depois na divisão das ovelhas que nasciam ora malhadas, ora lisas. Labão mudou o seu salário dez vezes. E Havia disputas e conflitos entre suas mulheres e conflitos com o irmão de sua mãe pela divisão dos animais.

De forma que a discórdia, a trapaça e o "jeitinho" não se afastavam da casa de Jacó. Jacó sofreu.

Depois de tanto tempo longe de casa, talvez Jacó já nem mais esperasse herdar a terra que Deus havia prometido a Abraão. E passou anos sendo explorado por Labão, até o dia em que Deus deu um basta, e o chamou de volta à terra de canaã.

Mas mesmo após tanto tempo, mesmo depois de duas décadas, a sombra da ira de seu irmão o perseguia. Logo Esaú é informado do seu retorno à terra prometida, e Jacó teme por sua vida e pela vida de seus filhos.

Se Jacó soubesse o quanto aquela benção lhe custaria, talvez pensasse duas vezes antes de enganar seu pai e seu irmão. E agora novamente estava na iminência de mais um conflito em sua vida. Mas desta vez poderia ser grave. Esaú era poderoso na sua terra, poderia dizimar não só ele, como também a sua família.

Jacó Passa o Vau do Jaboque com Sua Família

E na tentativa de proteger seus filhos e esposas da ira de Esaú, Jacó os divide em dois grupos e, apressadamente de noite, os faz atravessar o vau do Jaboque. Ele porém ficou só. Certamente para orar, Jacó se preparava para conversar com Deus.

E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. Gênesis 32:22
E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. Gênesis 32:23-24

Jacó possuía inúmeros servos e servas, muitos trabalhadores fiéis que ele poderia ter utilizado em uma guerra com seu irmão Esaú.

Mas diferentemente de quando era mais jovem, quando tentou ele mesmo resolver situações que estavam além de suas forças, agora as circunstâncias da vida, as dificuldades que havia passado o ensinaram a crer e confiar na providência divina.

Jacó Luta com o Anjo no Vau do Jaboque

E quando Jacó no íntimo do seu coração se dispõe a orar, a renunciar ao conflito e ao seu "Eu" para depender somente de Deus, o próprio Senhor, em uma teofania, vem ao encontro de Jacó para transformá-lo em Israel.

Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. Gênesis 32:24
E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. Gênesis 32:25

E na sua luta com o Anjo, as palavras de Jacó: "não te deixarei ir, se não me abençoares", eram de imensa profundidade. Traziam em si o significado de toda a sua história.

Era como se Jacó dissesse: "Eu preciso da tua benção, pois aquela benção que eu roubei, quando eu tentei ser abençoado por meus próprios meios, quando eu tentei dar uma "ajudinha" a Deus, aquela "benção" tem me custado muito caro."

E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. Gênesis 32:26

jacó lutou com o anjo Jacó Lutando com o Anjo: "Não Te Deixarei Ir Se Não Me Abençoares".

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

A luta de Jacó com o Anjo não falava da sua capacidade, antes confessava a sua incapacidade de trazer sobre si mesmo a benção de Deus. Porém, se existia uma sinceridade no coração de Jacó, era que ele queria ser abençoado. E ele reconhecia que esta benção só poderia vir de Deus.

E ele vem à luta com o Anjo do Senhor, com este pedido, com muita sinceridade, e com esta certeza de que o Senhor poderia abençoá-lo.

Jacó não desistiu, lutou com o Anjo por sua benção, insistiu. Ele havia passado toda a sua vida em busca da benção de Deus. Até o dia em que a Benção Viva, veio e o encontrou.

E Jacó na sua muita persistência, prevalece, deixando Deus alegremente "derrotado". Deus é todo poderoso, invencível, mas tem um estranho prazer de se deixar vencer por seus servos, que se chegam à Ele com um coração sincero e contrito.

E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. Gênesis 32:27-28

A "vitória" de Jacó sobre o Anjo do Senhor, mostrava mais a disposição de Deus em ser vencido, do que de vencer. Deus só se deixou vencer porque lutava com um Jacó cheio de defeitos, cheio de problemas, cheio de incapacidades. Deus se deixou vencer não porque Jacó era poderoso ou capaz de fazê-lo.

Antes Deus manifestava a sua graça na vida de um homem imperfeito, cheio de imperfeições, pois na vida de Jacó a graça de Deus era tudo o que ele possuía de real valor.

Onde abundou o pecado, superabundou a graça.

E Jacó não hesitou em contar com a graça de Deus.

E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. Gênesis 32:29

Na antiguidade, o nome de um homem não era simplesmente um nome, mas trazia a representação do seu caráter. Por isso o nome de Jacó foi mudado, agora para Israel, pois foi transformado pelo poder da graça.

Terminava ali a história de um suplantador e começava a vida do pai de uma grande nação.

E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. Gênesis 32:30

A luta de Jacó com o anjo do Senhor ocorreu durante toda a noite. Uma linda simbologia que nos traz uma mensagem de conforto. Noite é tempo de escuridão, de dificuldade. A adversidade, a luta pode durar uma noite inteira, mas ao amanhecer virá a benção do Senhor.

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Salmos 30:5

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

Leia Também:

jaco visao da escada
A Visão da Escada de Jacó
Gênesis, capítulo 28, uma narração muito significativa
as tabuas dos dez mandamentos
Os Dez Mandamentos
Os Dez Mandamentos, dados por Deus ao povo de Israel, de Moisés
A Criação do Mundo no Princípio
A Criação do Mundo
O poder criador da palavra de Deus ecoou pelo cosmos, transformando


Deixe seu comentário:

Comentários Nome:


E-mail:


Comentário:



Pr Claudio O Servo - 02/04/13
quando colocamos a nossa confiança em Deus e buscamos de todo o coração não duvidando ms crendo que Deus vai nos socorrer,ele é fiel e a sua palavra não volta vazia,e acredito que jacó tinha toda certeza que Deus iria entregar a sua benção,
Geraldo Orestes De Olineira - 02/04/13
serve a deus não è facio.;mas agradeso muito por ter resgatado toda minha familia amem
Manu - 09/05/13
bom saber como é a nossa história
Airton De Oliveira Maia - 10/05/13
gostei muito,como seria bom se todos lutassem com todas as força a chegarem em seus objetivos,primeiramente a salvação e as demais coisas seriam acressentadas,paz e benção.fort.ce
Tulio - 22/05/13
gosto muito da forma em que esses estudos nos esclarece a palavra de Deus.que Deus continue abençoando todos vcs que se empenharam a criar este site.realmente é uma grande bençao de Deus!!!!!
ELIDA - 04/06/13
Linda explicação... Somos imperfeitos, mas pela graça do Senhor podemos lutar pelas bençãos. E que LINDO quando diz que Deus se alegra quando vencemos... Glória a Deus! Louvado seja teu Santo Nome!
ELIANE - 04/06/13
EU APRENDI QUE QUANDO DEUS QUER TRABALHAR NA VIDA DE UM SER HUMANO NADA E NEM NINGUEM PODE IMPEDIR POR QUE TUDO E NO TEMPO E NA HORA QUE ELE QUER .
Amando Barbosa Silva - 14/06/13
muito bom,,,,aumentou meu desejo de continuar estudando a palavra de Deus
Vilma Cedro Barbosa - 23/06/13
agradeço a deus todos os dias pela minha familha servirem ao senhor
Floriano Penczkovski - 17/07/13
muito bom seus comentarios gostaria de receber em meu emaiil alguns estudos obrigado
Eduardo - 28/06/13
gostaria de saber como ele lutou com anjo sendo que o anjo e um ser sobrinatual
Van - 12/06/13
eu tô entrando no vou... gostei muito de estudo, aprende,o quanto e importante, nega o nossa vontade e vive a vontade de DEUS
Rogerio - 30/06/13
muito bom saber coisas que nus tras edificaçao. que DEUS abençoe no seu ifinito amor.
Joseph Herbert Loureiro Silva - 05/07/13
ótima mensagem para nossa reflexão e ajuda espiritual que Deus continue abençoando a todos.
Maria Celia Ilario - 12/07/13
COMO E LINDO,VIVER NA PRESEN?A DE DEUS, EU AMO TANTO ESSE MEU DEUS QUERO VIVER NA PRESEN?A DO SENHOR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA.
Maria De Fatima Ferreira Da Silva - 22/07/13
foi muito bom este estudo pra minha vida me fortaleceu muito obrigado
Luis Castilhos - 13/08/13
ótima mensagem, mostra como Deus não desiste de ninguem e quer cumprir sua promessa em nós.Estava vendo algo sobre Jacó e esta passagem me clareou ainda mais,até vou pregar em minha pequena igreja! Paz e que Deus continue lhe abençoando.
REGINEIDE BARBOSA - 30/07/13
boa noite apaz do SENHOR! Gente muito obrigada pelos estudos muitos boms!
Gisele Aparecida Lucas - 16/08/13
adorei o estudo, aprendi muito hoje, e me tirou de muitas duvidas que tinha, palavras que lia muitas vezes e não entendia foram me totalmente esclarecidas, que deus abençoe por este site, com conteudos tão ricos.
Andreia.magalhães36@facebook.com - 29/08/13
gostei aprendi muito.....
REINALDO LOPES - 30/08/13
SR DEUS CONTINUE ABEN?OADO TODOS OS MINISTROS DE DEUS E SEMPRE COMPARTILHANDO ESTAS MENSAGENS E ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS TEM MUITO AUXILIADO NAS MENSAGENS QUE EU TEM PREGADO GL?RIA DEUS., PASTORES REINALDO E PASTORA VALQUIRIA. Á PAZ BOA TARDE.
Juvenciomarques Junior - 27/08/13
que DEUS abençoe quem escreveu este estudo muito lindo efikas na vida de muitos.
PASTOR: VANDEIR - 31/08/13
jaco precisava ser confrontado por Deus, pois jaco pensava que podia obter as bençãos do Senhor sem passar por peniel...... todos nós precisamos passa por peniel, ou seja ter um encontro real com o Senhor........
Fabio - 03/09/13
ola amigo amei a palavra nos nunca devemos desisti da bença de deus como vc gostaria de se chama o lutador da bença como jaco muito lindo a palavra
Maria Sandra Oliveira Magalhães Da Silva - 09/09/13
amei o estudo. Jacó não desistiu da sua benção e lutou com anjo e conseguiu vencer. Assim somos nós, temos que lutar olhando para Jesus e assim seremos abençoados e mais que vencedores. queria receber mensagens e estudos no meu email.
Sidnei Magal - 11/09/13
Gosto muito dos estudos rudecruz tem sido uma bençao para mim graças a Deus
Marcos Aurelio - 13/09/13
o estudo sobre a vida de jáco é simplismente fascinante,gostaria de recebelo em meu e-mal desde de já agradeço que Deus Abençoe.
Castorina Aparecida Andrade Silva Grepi - 13/09/13
muito bom, gostei da explicação, bastante clara. Então também entendi que preciso lutar por minha benção.
Lucivanio - 14/09/13
Muito bom este estudo mande mais pra mim
Leny Santos - 02/10/13
gostei muito e agradeço todos os dias por minha família servir a deus.
Valdir - 04/10/13
sou Pb. da AD min. belém e gostei muito da narração sobre o vau de jaboque pois esclareceu minhas dúvidas, fica na paz.
Jose Carlos Alves Da Costa - 28/09/13
gostei, aprendi muito com esse estudo. que Deus abençoe, quero aprender mais.
VANDERLEI SILVA DE AGUIAR - 08/09/13
estou com muito desejo de receber todos DEUS OS ABEN?OE.
PB JAIRO - 24/09/13
muito bom
Joao Paulo - 23/09/13
uma bençao
Osvaldo Do Nascimento Guimaraes - 12/11/13
maravilhosa palavra de Deus
Paulo Sakamiti - 18/10/13
Muito bom, me fez tão bem que já estou indo para o próximo, fiquem todos com DEUS.
Lucia Maria - 13/10/13
eu amei essa menssagem
Julio Andrade - 13/10/13
linda mensagem de conforto e paz, as vezes lemos na bíblia coisas que não entendemos, mas, num estudo mais profundo conhecemos mais e mais o caráter de DEUS. amem JESUS pela oportunidade de te conhecer...
Nilson Da Silva - 02/10/13
Gostaria de receber esboços de Mensagens Bíblicas, pois sou um anunciador da palavra de Deus, Deus o abençoe.
Pr. Paulo Valcacio - 06/10/13
MUITO BOM ESTE ESTUDO SIMPLES E PROFUNDO DEUS ABEN?OE!
Eliana Maria Moreira - 05/10/13
uma lição realmente abençoada da parte do SENHOR , onde nos ensina a ser ousado com o próprio dono da bençaõ , sim temos que ser usado e ousado para alcançar as nossas benção e foi o que Jaco mostrou ousadia , não sairia dali sem suas bençaos nas mãos , assim temos que fazer , não sairmos da presença do Senhor sem as nossas vitória , por isto é que em cada uma que vencemos Deus permite mais provas porque temos que lutar até a tua vinda amem , este estudo é benção
Moacema De Brito Duffles - 31/10/13
Eu queria saber,significado real de "coxa "agora eu consegui entender.por que em apocalipse o sentido já é diferente,agora ja está mais esclarecido.ok !
Cleidimar Santos Rodrigues - 28/10/13
muito bom amado irmão seu comentário, posso até acrescentar que apartir do momento em que jacó foi tocado no nervo da sua coxa teve que ficar em total dependencia de Deus, pois agora ele perdeu a força da sua carne e tem que viver só pela fé.
Angela Cristina - 02/11/13
Foi de grande valia para mim este estudo bíblico,muito obrigada pela ajuda que me proporcionaram.Deus esteja suas vidas.
Rosana Rubio - 25/10/13
achei magnifica a explicação deste assunto,mas ainda tenho uma duvida,Ele(o anjo)diz quem é?qual o versiculo?
Alexandra Silva - 09/11/13
Muito bom... Louvo a Deus por esta levantando pessoas Assim sabias para nos auxiliar com estudos tao maravilhosos.
Osvaldo Do Nascimento Guimaraes - 12/11/13
gostei muito dos estudo biblico me ajudou muito a entende muito sobre as promessas de Deus na minha vida
Laila Thamires Rodrigues Fraga - 06/11/13
Essa historia e maravilhosa!! isso mostra que as nossas lutas podem ser constantes mas as promessas vão vir ao amanhecer, nunca podemos desistir .
Laila Thamires Rodrigues Fraga - 06/11/13
Lindo!!
Jorge Arguelhes - 07/11/13
Amados, obrigado pelo conhecimento,tempo e compartilhamento da palavra do Senhor. Que Deus, lhe conceda bênção em todas as áreas de suas vidas. Que a sua palavra rema, convertam corações, e janelas espirituais se abram de todos quanto forem necessitados. Um caloroso abraço do irmão jorge, e que Deus abençoe esta obra mais e mais.
Neivaldo Antonio Rocha Costa - 20/11/13
obrigado por serem usados por Deus de uma forma tão abençoadora e edificadora...Deus seja louvado.
Willian Vagner Souza Santos - 24/11/13
gostei muito dos estudo tenho aprendido muito com este saite parabens por me ensinar a manter a sabedoria. brigado, é benção de Deus.
VANESSAS - 29/12/13
REALMENTE ESSA PASSAGEM DE JACO ? UM APRENDIZADO COMO N?S TEMOS QUE LUTAR PELA NOSSAS BEN??OS.
Tatiane Josefa Dos Santos De Lima - 28/12/13
Olá, A paz do Senhor, gostaria de receber por Email, esses estudos bíblicos que são ótimos.
ERLON OLIVEIRA - 26/11/13
gotei muito q DEUS continui abencoando esse ministerio
Oliveira - 26/11/13
Que a paz e o amor de Cristo estejam com todos não só hoje mas para sempre e que eu também seja abençoado em nome de JESUS .
Odila - 27/11/13
maravilhoso esse ensinamento e o que eu preciso para a minha vida para pregar a palavra revelada do senhor jesus.
Nilva - 31/12/13
? importante descobrir que é só na luta que vem a resposta de Deus. Então Deus apóia a dificuldade para demostrarmos a nossa força na luta, se perseveramos e vencemos ou desistimos e perdemos. E quando a luta vem para desistirmos dela, pois descobrimos que não é da vontade de Deus.E ai ?Como saber se a luta é para vencer ou desistir!
Anderson Brito Pontes Melo - 09/12/13
parabéns pelo estudo eu agradeço a deus por ter conhecido esse saite. eu não estou trabalhado no momento pra pagar um curso e desejaria mais um pouco desse estudo.
Sarah Galeano Ferreira - 10/12/13
muito bom esse estudo, vou estar aqui sempre lendo e participando, aprendi muito.
Carme - 01/12/13
e muito forte
Salete - 18/11/13
Gostei muito ,abriu mais o meu entendimento é sempre bom compartilhar com os irmaos sobre a palavra de Deus.
Eliane Victor - 07/01/14
maravilhoso.
Vanderlando - 08/01/14
si nao fosse a pesistencia de jaco mesmo sendo um homem de levar vantagem mas ele era incistente na quilo que acreditava isso foi o que o salvou temos que incisti na quilo que queremos ter fé é bom mas tem gente que diz que tem fé mas nao perciste.
REJANE AUGUSTO DE OLIVEIRA - 12/01/14
Gosto muito dessa passagem e de toda história de Jacó. O estudo esclarece muitos pontos,que antes não entendia. Muito bom.
Pr Sérgio Salve - 12/01/14
Estudo maravilhoso, abordado de uma maneira totalmente diferente, que neste momento que estou vivendo, me marcou muito. Parabéns.
VALDECIO SANTOS DE CARVALHO - 25/02/14
ESSES ESTUDOS S?O MUITO UTIU PARA N?S QUE ESTAMOS COME?ANDO,PRINCIPALMENTE EU, QUE DEUS CONTINUE TE ABEN?OANDO, E ABRIDO CADA DIA SUA FACULDADE INTELECTUAL,
Fabio Rogerio - 20/01/14
Vi essa historia no cd infantil do meu filho e fiquei curioso e resolvi ler e achei muito linda
Ismael - 20/01/14
muita boa a matéria.
Edenilson André Agostinho - 21/01/14
muito bom para esclarecermos as historias biblicas.
ELI PEREIRA DA SILVA - 25/01/14
que maravilhoso como Deus nos revela a sua palava.esta pergunta me impactou... qual é o seu nome? porque é uma pergunta direto de Deus para o homem frágil e pecador.e mesmo na nossa fragilidade Deus nos abençoa e nos enche de graça.
Francilene - 29/01/14
Amo esses estudos Biblicos, me ajudam a compreender melhor a palavra de Deus.
Pr.ilza Lima - 30/01/14
QUE DEUS ABEN?OE A TODOS EM NOME DE JESUS. DANDO-LHES A CADA DIA UMA NOVA SUPERA??O
Anapaula - 02/02/14
Eu quero a minha bênção... Asim como jaco
Jussivan - 18/02/14
Muito bom a gora vou mim dedicar mais na biblia
José Carlos Ambrosio - 18/02/14
Muito bom esse estudo, um assunto com palavras simples e bem colocadas.Gostei e vou usar como fonte de pregações e estudos da Bíblia.
Francico Ascimeto - 22/02/14
? desse jeito
Francisco Nascime.to - 22/02/14
E maravilhosa a palavra de Deus
Jocelena Pessoa - 14/02/14
amei esse documentário sobre a vida de jacó muito me edifiquei e aprendi que Deus abençoe essas vidas que tem nos ensinado a entender a palavra do altissimo. estou maravilhada
MARIA CONCEI??O DE OLIVEIRA - 14/02/14
gostei muito desta mensagem, é muito edificante aprendi muito eu desejo muito pregar a palavra de deus estou me preparando eu creio que deus vai fazer a obra na minha vida em nome de jesus obrigado essa mensagem é maravilhosa....
VALDECIO SANTOS DE CARVALHO - 25/02/14
ESSES ESTUDOS S?O MUITO UTIU PARA N?S QUE ESTAMOS COME?ANDO,PRINCIPALMENTE EU, QUE DEUS CONTINUE TE ABEN?OANDO, E ABRIDO CADA DIA SUA FACULDADE INTELECTUAL,
Francisco Hortan Almeida Soares - 25/02/14
deus te abençoe pastor,eu sonho ser um apregador da palavra de deus,gostei muito da mensagem,amem.
Allyne - 28/02/14
eu estava assistindo um filme de terro "renegados anjos caídos" quando um homem disse que jaco lutou com um anjo a noite enteira achei bem interessante e quis saber mais.
Catarina - 28/02/14
vou estudar mais abiblia pois tem a pavra que nos edifica e nos leva ao caminho estreito como fez com jacó
Geraldo O Melo - 02/03/14
Muito aprendi com a mensagem. obrigado pela a postagem geraldo
Valdemir Alves - 03/03/14
Parabéns, Muito sábio trouxe esclarecimentos e esta me ajudando, pois tenho que ministrar em um retiro de jovens Que Deus continue te abençoando Pr, Val
Vania Liberato Da Silva Ribeiro - 11/03/14
Amei este estudo sobre a luta de jacó com o anjo do Senhor. Muito boa a narrativa do fato e a lição que ele nos deixa.
Bruno - 16/03/14
muito boa essa pagina poucas das coisas q em que vemos sobre as coisa de Deus. isso e um canal de bencaos para as nossas vidas
DONIZETE - 15/03/14
GOSTO DE LER COISAS DETALHADAS SOBRE AS HIST?RIAS BÍBLICAS
Aelida - 16/03/14
Muito bom o estudo aprendi bastante concegui tirar minhas duvidas
Leticia - 18/03/14
muito bom me ajudou muito =)
José Orivaldo - 25/03/14
DEUS ? SEMPRE SERA TUDO NA MINHA VIDA S? PE?O A ELE QUE ME ENSINE A TER PACI?NCIA AT? EU MERECER MINHA BEN??O SEI MEU DEUS QUE TO LONGE DE SER UM SERVO COMO O SENHOR DESEJA MAIS EU GARANTO ? TUDO O QUE EU QUERO TAMB?M SER UM GRANDE SERVO SEU!! ME PERDOE POR MEUS PECADOS E POR TODAS AS VEZES QUE N?O FIZ O QUE QUERIA DE MIM N?O FOI NA MALDADE!! N?O QUERO NUNCA MAIS RESOLVER EU MESMO OS MEU PROBLEMAS DEIXO TUDO NAS SUAS M?OS SENHOR!OBRIGADO POR TER TIDO TANTA PACI?NCIA COMIGO SENHOR EU TE AMO DEUS !!!!!E QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA SEMPRE COM TODOS N?S!!
Eliane - 31/03/14
Amei, gostei muito... peço que orem por mim e minha família.
Raquel - 31/03/14
Maravilha de Deus !!! ameii o estudooo vs estão de Parabéns !!!!


Estudos Bíblicos

Derrubando Muralhas de Jericó
Uma das histórias mais bonitas da blíblia, esta que nos fala sobre o cego de Jericó....
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Paralítico de Cafarnaum
Cafarnaum, vem do hebraico Kfar Nachum, ou seja, aldeia de Naum. Era uma aldeia...
ESTUDO BÍBLICO
O Filho Pródigo
Uma das histórias mais contadas e recontadas da bíblia, muito conhecida a parábola do...
ESTUDO BÍBLICO
Zaqueu o Publicano
A história da conversão de Zaqueu se passa em Jericó, uma cidade que ficava...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura Emocional
Se há um sentimento que permeia a alma do ser humano, este é o da culpa...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Adúltera
Era muito difícil a posição da mulher na cultura judaica do primeiro século...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Samaritana
Missões é um assunto de simples compreensão. Falar de Missões é falar...
ESTUDO BÍBLICO
A Fuga de Jacó
Encontramos no livro de Gênesis, capítulo 28, uma naração...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Cananeia
Muito edificante a história da mulher cananéia. Esta é uma narração que...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus Anda Sobre o Mar
Amplamente conhecida a história em que Jesus e Pedro andaram sobre as àguas...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus o Pão que Desceu do Céu
Tendo Jesus andado sobre as àguas, socorrido os seus discípulos que estavam a...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura de um Cego de Nascença
Este homem, cego, que havia passado toda sua vida na escuridão, era visto...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Leproso
E ali estava o leproso. Uma vida devastada pela lepra. Até o dia...
ESTUDO BÍBLICO
A Ressurreição de Lázaro
clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora...
ESTUDO BÍBLICO
O Paralítico no Tanque de Betesda
Trinta e oito anos paralítico e ele estava ali...
ESTUDO BÍBLICO
O Sermão da Montanha
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus Acalma a Tempestade
E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?...
ESTUDO BÍBLICO
A Multiplicação dos Pães e dos Peixes
Deus pode usar, multiplicar e te fazer prosperar. Agora você precisa utilizar o que você tem...
ESTUDO BÍBLICO
Dê a César o que é de César
César representa este sistema humano que quer obter obediência atravéz do medo, pelo uso da força...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher do Fluxo de Sangue
Deus pode usar, multiplicar e te fazer prosperar. Agora você precisa utilizar o que você tem...
ESTUDO BÍBLICO
O Filho da Viúva de Naim
aproxima-se do esquife (uma espécie de urna fúnebre) e o toca. O cortejo é paralizado...
ESTUDO BÍBLICO
A Filha de Jairo
E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente...
ESTUDO BÍBLICO
A Ovelha Perdida
assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento...
ESTUDO BÍBLICO
Nicodemos e o Novo Nascimento
Nicodemos, nome grego que significa "homem do povo", muito frequente entre os judeus. Nicodemos pertencia aos principais do judaísmo...
ESTUDO BÍBLICO
O Bom Pastor
O redil era frequentemente cercado por uma muralha de pedra, e , por sobre o muro, colocavam feixes de espinhos ...
ESTUDO BÍBLICO
A Galiléia
No primeiro século de nossa era, a Galiléia era limitada a sudoeste pela cordilheira do Carmelo. A Galiléia se estendia a sudeste ...
ESTUDO BÍBLICO
Caim e Abel
Eles possuíam cerda de 100 a 130 anos de idade, quando Caim matou abel ...
ESTUDO BÍBLICO
A Criação do Mundo
"No princípio Deus Criou os Céus e a Terra". Esta afirmação de do livro do Gênesis, capítulo 1.1, já foi tema de muitos debates ...
ESTUDO BÍBLICO
O Natal - O Nascimento de Jesus
Ainda no Jardim, com a queda do homem, Deus em sua graça e misericórdia fez uma promessa de redenção ...
ESTUDO BÍBLICO
A Pesca Maravilhosa
E Jesus espremido pelo povo, ensinando, sobe no barco de Pedro e se distancia um pouco da margem ...
ESTUDO BÍBLICO
A Pecadora Ungiu Pés Jesus
Jesus, pés descalços, pés empoeirados, cheios de marcas dos caminhos que passara. Quanta simplicidade ...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Cego de Betsaida
Cuspir nos olhos pode ser considerado algo um tanto estranho para nós que somos do século XXI...
ESTUDO BÍBLICO
A Parábola do Semeador
E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear...
ESTUDO BÍBLICO
A Parábola do Joio e do Trigo
A Parábola do Joio e do Trigo, no livro de Mateus cap. 13:24-30, está intimamente ligada...
ESTUDO BÍBLICO
A Parábola do Grão de Mostarda
A Parábola do Grão de Mostarda, descrita no texto de Mateus 13:31-32, uma pequena semente...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus no Getsêmani, Suor e Sangue
E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus é Preso
E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus Perante Caifás e Sinédrio
Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu...
ESTUDO BÍBLICO
As Bodas em Caná
Quando ele provou do vinho que Jesus transformara da água, cuja procedência ele desconhecia...
ESTUDO BÍBLICO
Preparativos da Última Ceia
Quinta-feira era o primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, em que os judeus imolavam...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus é Flagelado
Quantas lamúrias precediam uma flagelação! As vítimas gritavam por misericórdia...
ESTUDO BÍBLICO
A Verdade Vos Libertará
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Para cada percepção de verdade na existência humana...
ESTUDO BÍBLICO

a cruz de jesus