A Mulher Samaritana e Jesus

A Mulher Samaritana e Jesus

24 Julho, 2012

Uma das passagens mais belas do evangelho, esta que fala da Samaritana e Jesus. A Paisagem em que se achava o nosso mestre, era das mais lindas de toda a Palestina.

Entre os montes Gerizim e o monte Ebal, começa um estreito vale, onde está hoje a cidade de Naplusa, a antiga Siquém ou Sicar.

Esta aldeia se funde a estas duas gigantescas montanhas. Na primavera há um explendor verde neste pequeno vale regado por várias fontes.

Há divergências sobre a localização correta de Sicar, mas a maioria dos historiadores a reconhecem na humilde aldeia de Ascar, a dez minutos do poço de Jacó, ao pé do monte Ebal.

O Poço de Jacó

Este é o ponto central onde ocorre o encontro de Jesus com a Samaritana. O poço de Jacó está localizado perto do caminho que vai de Jerusalém a Naplusa.

Jesus que vinha de Jerusalém, onde a rivalidade com os fariseus se fazia muito forte, fez uma retirada pontual, partindo para a Galiléia, ao norte do país. O mestre percorreria cerca de 175km para chegar ao seu destino.

Um Judeu a caminho da Galiléia, costumava dar uma considerável volta, para evitar ataques que lhe reservavam os samaritanos. Mas Jesus muda o seu trajeto e chega, com seus discípulos, ao poço que há muitos séculos, Jacó tinha dado a José, seu filho.

Jesus e a Mulher Samaritana Jesus e a Mulher Samaritana no Poço de Jacó.

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

O poço de Jacó possui uma abertura circular que apresenta muitas estrias causadas pela corda usada para se retirar água. Sua profundidade é de vinte e cinco metros. Jacó teve muita dificuldade em abrir aquele poço em um solo calcário. A água é excelente!

A História de Samaria

Os Judeus e os Samaritanos estavam envolvidos em uma disputa secular de ódio, preconceito e discriminação.

Este conflito remonta do episódio após a morte do rei Salomão, quando aconteceu a revolta das tribos de Israel, conhecido como Cisma. O reino foi dividido em duas partes. O reino de Judá, mais ao sul sob o comando de Roboão (filho de Salomão) e o reino de Israel ao norte comandado por Jeroboão.

O reino do norte, reino de Israel que englobava dez tribos, foi posteriormente invadido pelos assírios. Os assírios tinham como tática miscigenar a população conquistada através de casamentos, diminuindo o seu sentimento nacionalista e evitando possíveis revoltas por independência.

Isso fez com que os habitantes do reino do norte fossem considerados como pagãos pelos demais Judeus.

A adoração e o culto de divindades dos assírios ajudaram a aumentar ainda mais essa divisão.

Diversas crises políticas e religiosas acabam levando à decadência dos dois reinos. O reino de Israel é destruído pelos assírios, enquanto o reino de Judá é destruído pelos babilônios.

De sorte que após a volta da Babilonia, estabeleceu-se esta separação odiosa entre Judeus e Samaritanos. A hostilidade era tanta que um Judeu, a caminho da Galiléia, não passava por Samaria.

O caminho natural para a Galiléia que Jesus e seus discípulos fariam (cerca de 175Km), seria pelo vale do Jordão, mais ventilado e seguro, ainda que Jesus julgava necessário passar por Samaria.

Jesus e a Mulher Samaritana

Era hora sexta, por volta de meio-dia, quando o mestre inicia o diálogo com a mulher samaritana.

Interessante constatar que ao meio-dia não era o horário normal de retirar água do poço de Jacó, naquela região. O clima quente e seco, o sol no explendor de sua força, fazia com que as mulheres buscassem água em outra hora.

Percebemos que aquela mulher, tinha uma vida moralmente duvidável. Ela era mal vista pela comunidade samaritana e evitada por outras mulheres. Era um mau exemplo naquela sociedade, era uma pecadora.

Assim a Mulher Samaritana veio em uma hora em que as outras estariam preparando o almoço, cuidando de suas famílias, podendo assim evitá-las.

Ela sofria preconceito por ser mulher, discriminação dos Judeus por ser samaritana e dentro da própria comunidade, por ser considerada uma pecadora imoral.

A Mulher Samaritana só não sabia que aquele quem falava com ela não discriminava a ninguém e nem fazia acepção de pessoas. E Jesus estava ali, oferecendo da água viva.

A Samaritana e a Água Viva

Quando Jesus oferece da "água viva" ele falava do que é espiritual, entretanto a mulher samaritana ainda sem compreender, pensava na materialidade das palavras. "Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?" João 4:11.

Água viva que a samaritana conhecia era aquela que estava no mais profundo do poço, que era tirada diretamente da fonte.

"Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna".
João 4:13-14

Jesus e a Mulher Samaritana A Samaritana em Siquém, Samaria

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

Disse-lhe a mulher: "Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la". João 4:15. A samaritana novamente pensa no material e pensa na comodidade. Era cômodo não precisar mais voltar a retirar água do poço.

Mas o grande mestre não estava a anunciar um evangelho de comodidades materiais e passageiras. Jesus pregava o verdadeiro e único evangelho, a fonte que jorra para a vida eterna.

Jesus completa então com a revelação da vida que a mulher samaritana levava. Queria mostrá-la que ele tinha a água para saciar a sede que ela possuía. Sede esta que a fez procurar saciar-se em vários relacionamentos fracassados.

Era uma busca que nem ela mesmo tinha consciência. De homem em homem, procurando aliviar essa sede. Esta busca terminou no dia em que encontrou com o mestre e pôde beber da verdadeira água viva.

A samaritana voltou à cidade com sua fonte interior cheia, completa, saciada, jorrando água viva. Não pode se conter e anunciou aos homens que conhecia. Eles foram imediatamente ter com Jesus. E crêram e também saciaram a sua sede de salvação.

Agora, os Samaritanos não dependiam mais de templo, monte, ou lugar algum, porque "os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem". João 4:23

A Mulher Samaritana e Missões

Jesus que havia mudado o caminho por onde passaria, fez um grande esforço andando muito, por amor de uma única alma. E através dessa alma desprezada e pecadora, ganhou uma cidade inteira. Que lição maravilhosa de evangelhismo e missões.

"Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa". João 4:35.

Diferente da cultura do milho, que levava quatro meses do plantio até a colheita, o mestre nos avisa que já é o tempo da ceifa. Não havia nenhum indicador especial ocorrendo nas terras de samaria naquela época.

Os samaritanos eram vistos como sempre foram. Eram considerados pecadores. Mas o filho do homem veio para os pecadores. Veio para libertar do pecado.

Não podemos ficar esperando um sinal especial, um aceno de que o mundo está melhorando, não. Olhemos para o mundo. Os campos estão brancos, prontos para a colheita!

Poucos são os trabalhadores, mas queles que estão na ceifa, ajuntarão tesouros e frutos para a vida eterna!

Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online com os melhores professores da Terra Santa

Leia Também:

A Mulher Adúltera
A Mulher Adúltera
Era muito difícil a posição da mulher na cultura judaica
a pecadora que ungiu os pes de jesus
Pecadora Ungiu Pés de Jesus
Ela não resistiu ver o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores
a mulher cananeia
A Mulher Cananéia
uma narração que conta como uma simples mãe, obstinada, conseguiu

Deixe seu comentário:

Comentários
Enildo Derito Mutemba 27/09/2014
A paz do Senhor seja convosco. Fui muito edificado com a interperetacao da mensagem a cima (Joao 4). Infelizmente nao pude ver o nome de quem a explanou, mas intercedo a Deus que continue dando graca e sabedori para que continue neste camino maravilhoso. Sou Mocambicano e deixei o meu e-mail, isto por que, agradecerei bastante se tambem, puder me enviar os sermoes no meu endereco electronico. Que Deus o prospere espiritualmente. AMEM
Everlaine 22/09/2012
Estava precisando entender mais está palavra, pois o versículo é tema de uma festividade ao qual fui convidada á pregar,e este estudo abriu mais minha visão quanto a está palavra. Obrigado! que Deus os abençoe.
Celma 24/10/2012
Lindo demais esse estudo! Estou pesquisando para levar uma ministração em um encontro para mulheres, achei esse maravilhosoo!!
Raquel Almeida 24/10/2012
parabéns pelo site q tem ensinado a palavra de Deus para as pessoas, como a mulher samaritana cada pessoa q está aprendo q a água da vida ñ está no poço do mundo possa se tornar um missionário para anunciar q jesus tem a agua para a sede, sede de fazer o q é errado tem pessoas q satanás colocou a sede de se matar de roubar etc e de dizer q e pode matar a sede dessas pessoas de serem felizes
Francisco Pereira 30/10/2012
Olha, eu ainda não tinha entendido muito bem este encontro de Jesus com a mulher samaritana, mas confesso que fiquei deslumbrado com o poder da palavra. Louvado seja o Senhor Jesus!
Edimar Santos Tavares 03/11/2012
Mensagem: Extraordinario esta mensagem...gloria a Deus!
Rodrigo 21/11/2012
fiko muito feliz de ler essa msg, pois ela falou fortemente ao meu coração, uma mulher que era rejeitada pela sociedade discriminada, Jesus chegou no momento certo e deu agua viva.
Missionaria Madalena 25/11/2012
Porque era nessario q Jesus passasse por samaria; como esta escrito assim: ainda que Jesus julgava necessário passar por Samaria.
Moderador - Israel - Era necessário passar por samaria, porque ele sabia que encontraria ali, uma mulher pecadora, desprezada, mas que através dela, Jesus evangelizaria e ganharia toda uma cidade e seus habitantes, os samaritanos.

Geograficamente, não era necessário passar por samaria, Jesus poderia ter seguido o caminho do vale do rio Jordão, o caminho normal de um Judeu indo a caminho da Galiléia.

Mas missionariamente, espiritualmente, era necessário passar por Samaria e anunciar a salvação a um povo esquecido pelos judeus, mas amados por Deus.
Sandra Lopes Freitas 05/12/2012
Parabenizo aos editores desse lindo capitulo de joao. Continuem sendo usados por Deus.
Elianai 08/12/2012
Muito lindo. parabens, gostaria de saber aonde esta escrito, uma geração em busca de avivamento e tambem mulher e tempo de ceifar. Deus vos abencoe.
juliana 09/12/2012
gostei muito falou muito comigo.
eduardo davi 12/12/2012
e uma bela historia mesmo, quanto mais com essa narração. ADOREI!!!
anderson santos 12/12/2012
paz muito bom esse estudo da samaritana com o bom mestre eu estava precisando muito por favor ore por mim e por minha parentela amem.
Tania Alves Pereira 17/12/2012
parabenizo por esse estudo precisava entender nesse profundo sobre esse texto. obrigado nosso Deus.
evangelista claudio 23/12/2012
esta passagem e uma bençao, estarei ministrando ela na igreja assembleia de deus em limeira sp, e tenho certeza que sera uma bençao, deus seja louvado.
Francismar Siqueira 26/12/2012
GOSTEI MUITO DESTE ESTUDO, ESTOU CRESCENDO ESPIRITUALMENTE.
francisco 30/12/2012
muito bom que DEUS continue te usando a paz do senhor amado irmao.
eraldo 01/01/2013
q mensagem poderosa nos e transmitida através da historia da mulher samaritana!
Moisés 02/01/2013
Que benção e esse estudo Deus abençoe.
amauri ramos pinhal 16/01/2013
agradeço a esta postagem. Em uma palestra, busquei apontamentos, dados que a mim pareceram concisos e conscistentes. obrigado
joao paulo da costa ribeiro neto 30/01/13
achei a msg. da mulher Samaritana excelente e atual creio que irá servir para aqueles que ainda não creêm no evangelho do Senhor Jesus.
ELUILSON 31/01/13
E MARAVILHOS ESTES ESTUDOS, QUE DEUS ABENÇOE A TODOS DESSE PROJETO.
marcia da silva amparo 31/01/13
aprendo todo dia uma nova liçao e hoje estou mas rica espiritualmente.
tania maria 02/02/13
gosto muito do estudo da mulher samaritana.
Levi lourenço da silva 05/02/13
Este dialogo de jesus com a mulher samaritana verdaderamente é uma lição de um grande professor celestial. para aonde iremos nós que só tu tens palavras de vida eterna AMÉM.
georgete andrade 15/02/13
perfeita esta palavra e de deus maravilhosa de mais fico feliz em sentir realmente poderosa.
rose santos 16/02/13
perfeito!!! eu também amei :) pois foi baseado nesse versículo que mudei minha vida... Deus abençoe Rose
joice 20/02/2013
Graça e paz. Tremendo essa revelação que havia uma sede dentro dela.
missionaria alessandra 24/02/2013
parabens gostei muito do estudo aprendi coisas que eu ñ sabia que Deus continue abençoando e capacitando vc abraços da missionaria alessandra.
Teresa 05/03/2013
Gostei muito, trouxe muitos ensinamentos. Que Deus abençoe a toda equipe.
presb.abel vicente 10/03/2013
E INTERESSANTE ESTA MENSAGEM QUE Jesus DEIXOU ENQUANTO ESTAMOS SENDO IMPEDIDOS DE BEBER DESSA AGUA PELOS HOMENS POR QUE AS VEZES NAO PODEMOS DAR TUDO O QUE ELES QUEREM, A SABER MUITA DAS VEZES BENS QUE NAO TEMOS. MAS JESUS NOS DEIXA UM EXEMPLO QUE O QUE IMPORTA NAO E O QUE POSSUIMOS EM BENS MATERIAIS, MAS SE TEMOS DEVERAS SEDE DE BEBER DESSA AGUA QUE ELE NOS OFERECE. PENSE NISTO.
carlos fernandes 17/03/2013
são maravilhosos da p/viaja nos estudos eos desenhos ilustrando os pessonagem da p/agente viver estes momento biblicos.
graça do carmo 21/03/2013
Percebo nesta magnifica mensagem que os judeus foram escolhidos, por Deus para faze-lo Conhecido em todas as outras naçoes.... mas nao foi assim. porem JESUS desceu ate nos e nos resgatou... como é maravilhoso saber desse encontro... te adoro sempre Jesus!
Rosa Maria 23/03/2013
Era necessário passar por Samaria, porque era plano de Deus o encontro de Jesus e a mulher Samaritana, para trazer salvação a um povo odiado e despresado pelos judeus. Deus é misericordioso e não faz acepção de pessoas.
EDNA CORDEIRO SILVA 12/04/2013
AMEI, A NARRATIVA MUITO COMPLETA E CHEIA DE INFORMAÇÕES PRECISAS PARA UM BOM ESTUDO, GOSTARIA DE RECEBER MAIS DETALHES SOBRE ESTA FANTASTICA HISTORIA.
evelado v.gomes 14/04/2013
muito boa precisamos de mais, ate para infantil e adolescente.
Amanda Sousa de Brito Medeiros 20/04/2013
Mensagem abençoada, temos que fechar nosso olhos carnais e abrir os espirituais só assim enxergaremos a vontade do Mestre.
rosani pinto 01/05/2013
mensagem maravilhosa puramente espiritual.
washington magno de souza carvalho 01/05/2013
verdadeiramente é um estudo muito rico e abençoado, que Deus possa grandemente continuar abençoando esse ministério RUDE CRUZ.
edson 01/05/2013
parabéns, pelos comentários excelente.
zadir de souza nachado 01/05/2013
adorei este estudo, foi muito edificante tirei algumas duvidas, que DEUS abençoe a todos.
aldelino jose benedicto 10/05/2013
Primeirameinte quero louvar a DEUS pela vida de todos que são responsavel por esse trabalho, que é muito mais do que uma mensagem ,é com certeza um ensino de vida claro, objetivo e eficiente , como um servo de JESUS e iniciante em minhas mninistraçoes aprendi e tirei algumas duvidas sobre o texto a cima Estou muito Feliz com o Amor que o Mestre e Senhor Jesus tem para com a minha vida e a vida dessa humanidade;As vezes nos como meros seres humanos, despresamos e Julgamos quem mais necessita de amor os: Pecadores, Adulteros, Ladroes e pessoas que estão acorrentadas Pelo diabo. Eu acredito que se unimos as nossas Forças e amarmos mais Os "Pecadores como Almas Carente" Fazeremos a Difereça. abraço a Todos.
Jose olinto 14/05/2013
Pela conversa que Jesus teve com a samaritana, vemos que DEUS nao procura por denominacos, E sim por adoradores que o adorem em espirito e em verdade. meus irmaos pretos brancos e outros, nao importa onde estejam ou quem sejam, adore A DEUS em espirito e em verdade. DEUS os abencoe em nome de Jesus.
Raimundo Gomes Feitosa 24/05/2013
simplesmente maravilhosa essa mensagem, que o Senhor continue abençoado a sua vida para que esse trabalho de esclarecimento bíblico continue edificando muitos irmãos que tem o desejo de conhecer mais e mais a palavra do Senhor; um grande abraço e graça e paz.
marli rocha menezes 30/05/2013
maravilhoso conhecer e entender a palavra de DEUS NUMA LINGUAGEM SIMPLES E COMPLETA. QUE DEUS OS ABENÇOE.
Deborah Rayane 30/05/2013
muito bom! gostei! tirou algumas dúvidas além de aprender mais da palavra de Deus!
heber moraes 09/06/2013
A paz do senhor Jesus Cristo. Sou evangelico e estou em busca e com sede da palavra de Deus... estou maravilhado por essa pagina da enternet pelo esclarecimento e uma visão mais profunda das escritura sagrada...e que Deus sempre esteje na frente desse trabalho ajudando a cada um dos irmão em Cristo..Muito obrigado!!!
Elialda Castro 09/06/2013
Parabéns, essa mensagem é uma maravilha de Deus !!!!
LUCIMEIRE OLIVEIRA 12/06/2013
Linda essa passagem de Jesus por Samaria. Ele tmb passou por minha vida, quando eu estava sedenta e procurando respostas em lugares que nunca encontrei. Eu tmb sou como uma mulher samaritana.
ananias loveira 16/06/2013
amei os estudos, se eu pudesse salvaria todos para poder ler com mais detalhes; se for possível manda pelo meu Email alguns estudos pois é de grande valor para mim. Obrigado, Ananias Loveira.
Elto Barbosa 16/06/2013
Estudo maravilhoso, uma benção.
nonato gomes marcolino 22/06/2013
o exemplo da mulher samaritana e jesus nos ensina uma liçao extra-ordinaria, nao devemos escolher caminhos para salvar uma alma para o reino do ceu.
ricardo gazzi 24/07/2013
gostei muito de sua explicação. mas penso que a mulher havia tido 5 maridos, não propriamente porque ela não se contentara com nenhum deles, mas, sim, porque ela era exteril. com isso, era repudiada pelos maridos, uma vez que eles pensavam que se perpetuavam nos filhos. concorda com essa versão?
Israel - Interessante o seu ponto de vista!
diego oli 05/08/2013
mensagem clara e objetiva e ensina que JESUS nao veio para os santos e sim para os necessitados amem.
Demerson 06/09/2013
A profundidade de um assunto como este tem edificados a muitos através da compreensão e do entendimento claro e benéfico. Que a potente mão de DEUS esteja estendida sobre este projeto maduro e profundo. Deus abençoe todos os santos em nome de Jesus.
joao firmino cardoso 10/09/2013
estou maravilhado com o estudo feito pelo irmão. q Deus o abençoe.
Marcelo 16/09/2013
Muito bom, detalhes que fazem a diferença! Parabéns!
terezinha domingos 02/10/2013
Estou pesquisando porque vou ministrar a palavra sobre a mulher samaritana num congresso neste mês, aqui encontrei tudo o que eu preciso. Muito bom essa pesquisa. valeu. Deus abençoe vocês.
divino reis de godoy 09/11/2013
que lição maravilhosa que aprendi neste dia, a distancia e as dificuldades que mestre JESUS encontrou por um alma! meus DEUS 175 km ELE PERCORREU !!!!! QUE VERGONHA EU TENHO POIS AS VEZES ESTAMOS BEM PERTINHO DE UMA ALMA PECADORA E NEM SE PREOCUPAMOS EM PREGAR A SALVAÇÃO.
Jefferson mendonça 09/11/2013
Ola sou Jefferson gostei muito do seu resumo pastor, que Deus use a sua vida poderosamente sou um jovem de 21 anos pois gosto muito de estudar a bíblia e creio que um dia Deus me levantará para ministrar a sua palavra. gostei da mensagem quando tiver uma oportunidade edificarei a noiva do Senhor com o seu resumo, parabéns!
daniel santos 25/11/2013
Como, sendo tu \"judeu\",
João 4:9
\"Senhor\", tu não tens com que a tirar
João 4:11
vejo que és \"profeta\"
João 4:19
Deixou, pois, a mulher o seu cântaro
João 4:28
O QUE É TRANSFORMAÇÃO NÃO É MESMO MEUS IRMÃOS? DE JUDEU ELA FOI PARA SENHOR E DE SENHOR ELA FOI PARA PROFETA, DE PROFETA ELA NÃO RESISTIU E ENTREGOU O O CÂNTARO, O BARRO QUE ELA É A SITUAÇÃO DE HOMEM PECAMINOSO.
lelianny 25/11/2013
Ainda não tinha visto um conteúdo tão maravilhoso como este que acabei de estudar, e de grande importância pra aquém quer aprender sobre nosso deus que nos criou.
julio Roberto Santos 27/11/2013
Olha fui convidado por amigos a ver o site da Rude Cruz. Gostei e me cadastrei, aguardo dos irmãos estudos biblicos sobre a cultura judaica e esboço de mensagens. Louvado seja Deus pelo ministério santo na vida dos irmãos. Desde já quero agradecer o amor e valor pelas almas, Pb. Julio.
José Oliveira 27/01/2014
Estou muito feliz por ter conhecido a Rude cruz pois muito tem me ajudado com esses estudos maravilhosos, Deus muito tem me usado com mensagens de avivamentos e batismo com o Espirito Santo,e esses estudos só tem me ajudado a entender as mensagens que Deus me dado. Muito obrigado que Deus os abençoe cada vez mas.

Estudos Bíblicos

Derrubando Muralhas de Jericó
Uma das histórias mais bonitas da blíblia, esta que nos fala sobre o cego de Jericó....
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Paralítico de Cafarnaum
Cafarnaum, vem do hebraico Kfar Nachum, ou seja, aldeia de Naum. Era uma aldeia...
ESTUDO BÍBLICO
O Filho Pródigo
Uma das histórias mais contadas e recontadas da bíblia, muito conhecida a parábola do...
ESTUDO BÍBLICO
Zaqueu o Publicano
A história da conversão de Zaqueu se passa em Jericó, uma cidade que ficava...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura Emocional
Se há um sentimento que permeia a alma do ser humano, este é o da culpa...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Adúltera
Era muito difícil a posição da mulher na cultura judaica do primeiro século...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Samaritana
Missões é um assunto de simples compreensão. Falar de Missões é falar...
ESTUDO BÍBLICO
A Fuga de Jacó
Encontramos no livro de Gênesis, capítulo 28, uma naração...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Cananeia
Muito edificante a história da mulher cananéia. Esta é uma narração que...
ESTUDO BÍBLICO
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online com os melhores professores da Terra Santa...
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO
Jesus Anda Sobre o Mar
Amplamente conhecida a história em que Jesus e Pedro andaram sobre as àguas...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus o Pão que Desceu do Céu
Tendo Jesus andado sobre as àguas, socorrido os seus discípulos que estavam a...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura de um Cego de Nascença
Este homem, cego, que havia passado toda sua vida na escuridão, era visto...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Leproso
E ali estava o leproso. Uma vida devastada pela lepra. Até o dia...
ESTUDO BÍBLICO
A Ressurreição de Lázaro
clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora...
ESTUDO BÍBLICO
O Paralítico no Tanque de Betesda
Trinta e oito anos paralítico e ele estava ali...
ESTUDO BÍBLICO
O Sermão da Montanha
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus Acalma a Tempestade
E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?...
ESTUDO BÍBLICO
A Multiplicação dos Pães e dos Peixes
Deus pode usar, multiplicar e te fazer prosperar. Agora você precisa utilizar o que você tem...
ESTUDO BÍBLICO
Dê a César o que é de César
César representa este sistema humano que quer obter obediência atravéz do medo, pelo uso da força...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher do Fluxo de Sangue
Deus pode usar, multiplicar e te fazer prosperar. Agora você precisa utilizar o que você tem...
ESTUDO BÍBLICO
O Filho da Viúva de Naim
aproxima-se do esquife (uma espécie de urna fúnebre) e o toca. O cortejo é paralizado...
ESTUDO BÍBLICO
A Filha de Jairo
E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente...
ESTUDO BÍBLICO
A Ovelha Perdida
assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento...
ESTUDO BÍBLICO
Nicodemos e o Novo Nascimento
Nicodemos, nome grego que significa "homem do povo", muito frequente entre os judeus. Nicodemos pertencia aos principais do judaísmo...
ESTUDO BÍBLICO
O Bom Pastor
O redil era frequentemente cercado por uma muralha de pedra, e , por sobre o muro, colocavam feixes de espinhos ...
ESTUDO BÍBLICO
A Galiléia
No primeiro século de nossa era, a Galiléia era limitada a sudoeste pela cordilheira do Carmelo. A Galiléia se estendia a sudeste ...
ESTUDO BÍBLICO
Caim e Abel
Eles possuíam cerda de 100 a 130 anos de idade, quando Caim matou abel ...
ESTUDO BÍBLICO
A Criação do Mundo
"No princípio Deus Criou os Céus e a Terra". Esta afirmação de do livro do Gênesis, capítulo 1.1, já foi tema de muitos debates ...
ESTUDO BÍBLICO
O Natal - O Nascimento de Jesus
Ainda no Jardim, com a queda do homem, Deus em sua graça e misericórdia fez uma promessa de redenção ...
ESTUDO BÍBLICO
A Pesca Maravilhosa
E Jesus espremido pelo povo, ensinando, sobe no barco de Pedro e se distancia um pouco da margem ...
ESTUDO BÍBLICO
A Pecadora Ungiu Pés Jesus
Jesus, pés descalços, pés empoeirados, cheios de marcas dos caminhos que passara. Quanta simplicidade ...
ESTUDO BÍBLICO
rodape