O Filho Pródigo

A Parábola do Filho Pródigo

07 Novembro, 2011

O Filho Pródigo é uma das histórias mais contadas e recontadas da bíblia. Muito conhecida a Parábola do filho pródigo.

O texto do livro de Lucas 15:11-32, nos apresenta dois personagens com comportamentos distintos, porém ambos levam o homem à perdição:

O Imoral, representado pelo filho pródigo, que deixa o seu pai, e parte para uma cidade distante, em busca de satisfazer seus desejos carnais; e o Moralista Religioso, aqui representado pelo Irmão Mais Velho, um filho certinho, mas que não tinha um mínimo conhecimento do amor do Pai.

A Família do Filho Pródigo

Na cultura judaica da época de Jesus, a família era baseada no formato patriarcal. O pai possuía uma imagem muito forte na sociedade. O pai judeu era a figura do pai dono da fazenda, do pai patrão, aquele pai que é senhor da família, todas as decisões giravam em torno dele.

Nenhum dos filhos ousaria questionar sua autoridade, sob pena de ser deserdado, banido do seio familiar e de suas heranças. Além de ser mal visto por toda comunidade vizinha.

Jesus em seus ensinamentos, apresentava Deus como o pai celestial. Isso ia de encontro à imagem do pai "severo" da cultura judaica, pois Jesus tratava com amor todos pecadores.

"E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles."
Lucas 15:1-2

Observando todo capítulo 15 de Lucas, vemos que em resposta a estas murmurações, O mestre começa a contar uma série de parábolas que descrevem o caráter do "pai celeste".

"E disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda."
"E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente." Lucas 15:11-13

O retorno do filho pródigoO Filho Pródigo Retorna ao Pai.

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

As Características do Filho Pródigo

A primeira característica, que o filho pródigo apresenta, é um rompante de autodeterminação. Agora ele quer ser o dono de sua vida, dono de seu destino.

Ele quer ter o poder de decidir o que fazer com sua vida, da forma que lhe agradar, da maneira que lhe convier. Quer decidir com quem sair, onde ir, a que horas voltar e se voltar pra casa. É o tipo "eu sou dono do meu nariz e faço o que quero com minha vida".

Muitas pessoas tem ainda esse tipo de rompante. Maridos e ou esposas que largam o casamento, e passam a viver sua "próprias vidas", recuperando o "tempo perdido". Literalmente "chutam o balde", partindo em busca de prazer.

A segunda característica desse filho pródigo é a tentativa de se afastar ao máximo, para um lugar onde os ecos da voz do pai não pudessem constranger o seu modo de viver dissoluto.

E assim o filho pródigo vai de prazer em prazer, de farra em farra, de prostituta a prostituta, de motel em motel, de bebedeira em bebedeira. Gastando e consumindo tudo o que tem, procurando mais prazer, no culto ao corpo, no culto de si mesmo.

Na procura de uma felicidade, uma satisfação de seus próprios instintos, cria quase que um buraco negro no peito, que segue devorando todos os seus recursos físicos e psicológicos. Uma tentativa desesperada de preencher esse vazio.

Porém há limites para o prazer humano. Há limites para o prazer carnal. Uma vida de culto ao corpo e ao prazer nunca poderá trazer a verdadeira felicidade.

O Irmão mais Velho - O Moralista Religioso

Não podemos esquecer nesta história, do irmão mais velho. Este rapaz que a bíblia apresenta como o irmão certinho, bom moço. Faz tudo que o pai determina. Cumpre religiosamente todas as ordens do pai, mas se aborrece quando soube da volta do irmão amoral. Este personagem também representa um tipo distinto de pessoa.

Uma das características, que o "irmao mais velho" apresenta, é a falta de alegria na vida. Ele cumpria estritamente as ordens do pai. Sabia tudo sobre o trabalho na fazenda. Conhecia o nome de todos empregados. Contava todos os animais, só não conhecia o pai.

Tinha toda fazenda a sua disposição, mas não enxergava nenhuma possibilidade de festejar. Fazia tudo como que por obrigação! Estava "vivendo como um mendigo sentado em um pote de ouro". Era como que mecanicistas religiosos, cheios de rituais vazios que não trazem uma gota de alegria.

Este não sabia se alegrar e entrou em crise ao ver a festa do pai para o irmão. Não conseguia ver a alegria do irmão como uma oportunidade de se incluir nela.

"E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.

Tem gente que não tem alegria na vida e entra em crise quando ve alguém que se alegra nas mais simples coisas.

E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar." Lucas 15:25-28

Outro fato, é que o irmão mais velho não havia deixado o pai. Estava todo o tempo com o pai, porém não conhecia o pai como pai. Tinha pra si o pai, como um pai da cultura judaica, um pai patrão.

irmão mais velho sem esperança O Irmão Mais Velho Sem Alegria.

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

A Salvação do Filho Pródigo

A salvação do filho pródigo passa pelo entendimento do significado do mundo. Prazer após prazer, muitos amigos, festas e tudo mais. Porém quando tudo é consumido, quando todas as reservas materiais acabam, os amigos somem.

Acabou cuidando de porcos, desejando se alimentar da comida dos porcos, porém ninguém lhe dava nada! Assim é o mundo, não se enganem!

E a salvação do filho pródigo passa também pelo reconhecimento de sua condição.

Vejam que Jesus narra que este filho pródigo "cai em si". Isto é, ele pensa "o que eu estou fazendo aqui meu Deus?". Ele volta ao "eixo" da vida.

E este "cair em si" é algo que satanás tenta de todas as formas evitar que aconteça com o ser humano. Ele cega o entendimento dos homens para que eles continuem respondendo somente a instintos, emulações, vontades carnais e nunca reconheçam o seu estado pecaminoso.

"E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!" Lucas 15:17

Mais adiante, vemos pelo texto que todo o processo do perdão, começa no pai. O pai quando viu o filho ainda longe, correu ao encontro do filho pródigo e o beijou! Que coisa linda!

"E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou". Lucas 15:20

Assim, Jesus forma aqui a imagem da contra-cultura do pai oriental. Um pai misericordioso, um pai de amor. Um pai que oferece perdão sem pedir nada em troca. Veja que o filho pródigo tinha em mente uma confissão "dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti..."

Porém o pai interrompe o fluxo da confissão e o filho não consegue dizer a parte do "torna me como um dos teus jornaleiros".

Ou seja, o pai está dizendo, "deixa disso meu filho, tu és meu filho, eu sou o teu pai, tudo está perdoado".

"E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho." Lucas 15:21
"Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;" Lucas 15:22

Este pai que Jesus apresenta é um pai que vira a mesa por seu filho! Um pai que se move de íntima compaixão pelo seu filho perdido é a contra-cultura do pai que os fariseus pregavam.

A Salvação do Irmão mais Velho

"Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado".

A salvação do irmão mais velho passa pelo reconhecimento do irmão amoral. Ou seja, Jesus quer mostrar para os fariseus a necessidade de que eles se arrependam também e vejam que aqueles pecadores são também filhos de Abraão.

"Disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;" Lucas 15:29

E a salvação do irmão mais velho passa, também, pelo conhecimento do pai, visto que esse irmão mais velho pensa que serve a um patrão, do qual ele se concebe como escravo.

O pai que o irmão mais velho conhece é um pai mesquinho e não tem capacidade de fazer um ato mínimo de generosidade. Um pai que faz questão das mínimas coisas.

O irmão amoral, o filho pródigo, ao menos se lembrava do pai como pai e acreditava na possibilidade da misericórdia do pai.

"Filho, tu sempre estás comigo, tudo que é meu é teu".

Esta é a resposta do pai, ou seja, Jesus afirma que Deus é nosso pai. Não o pai que os fariseus acreditavam, mas sim um pai que diz:"Filho, tu sempre estás comigo, tudo que é meu é teu".

Talvez você conheça Deus como seu senhor. Talvez você conheça Deus como juiz, como fogo consumidor. Quem sabe você pensa em Deus como criador de tudo.

Gostaria de que você entendesse que Deus é isso tudo, porém antes de tudo isso, ele é seu pai!

Deus é seu pai! E Deus é um pai misericordioso! Deus é um pai de amor!

Ele é seu pai!

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

Leia Também:

a cura do paralitico no tanque de betesda
O Paralítico Tanque Betesda
Certamente ele viu muitos desistirem. Muitos que entregaram
o cego de jerico bartimeu
Derrubando Muralhas de Jericó
Certamente Bartimeu soube o real significado do termo
Jesus Acalma a Tempestade
Quando os recursos humanos não podem mais ajudar, quando

Deixe seu comentário:

Comentários
Marinete 27/08/2012
Linda mensagem! Deus é pai, é amor, e ele espera por vc que um dia partiu, talvez vc como aquele filho pródigo se afastou da casa do pai por algum motivo mas não encontrou a felicidade

portanto saiba que a verdadeira felicidade está em Cristo Jesus E ELE QUER CEAR COM VC BASTA ABRIR A PORTA DO SEU CORAÇÃO...
ABIDIEL DA CRUZ LIRA 01/09/2012
QUE ATRAVES DESTA MENSAGEM MUITAS PESSOAS POSSAM AMAR AQUELES QUE ESTÃO FORA DA CASA PATERNA. AMEM!
Isaac 06/09/2012
Muito linda esta mensagem! Serve nao so para gente...mais sim para os filhos prodigos que sao muitos, que estao esperando esta mensagem.
Mariano Ferreira França 07/09/2012
Este comentário, Deus enviou para mim. Pois a partir da leitura dele, passei a ver Deus como ele é. Muito obrigado! Deus te abençoe mais e mais.
José Moreira Emiliano 07/09/2012
Essa é verdadeira palavra para abrir a visão das almas.
Anailton da Silva Ferreira 14/09/2012
Olá gostei muito da mensagem. É uma lição de esperança e paz.
Adriana Machado 19/09/2012
Maravilhoso estudo, pois estou precisando ter essa confiança do filho prodigo. Mas tenho certeza que, a cada lida ao estudo, irei me aproximar do meu pai!
Willamis 19/09/2012
Maravilhosa mensagem! Deus é um paizão. Ele é maravilhoso quando muitos estão apontando, Deus faz a diferença, mostrando que ele é amor.
Manoel Astroldo Ferreira 22/09/2012
gostei das interpretações que representam toda a humanidade, partindo do seio do Pai Eterno, carregando consigo a herança de sabedoria que Deus nos dá, para atraves de suas experiências, sentir a necessidade devoltar arrependido e reformado intimamente ao trabalho de amor ao encontro do calor paterno de Deus.
Elaine Veronica 25/09/2012
Linda interpretação desta parábola, simples e com muitas piastas para entendermos cada gesto descrito por JESUS, sigamos seus ensinamentos e coloquemos em prática sempre....JESUS NOS AMA E QUER NOSSA FELICIDADE!
Cesar Augusto Monteiro e Barros 28/09/2012
Cada dia que passa so vejo que Deus e maravilhoso e que sempre tem o melhor para nossas vidas. Entemdemos que nao devemos fazer nossa vontade mais a de DEUS, por seja feita a vontade dele, nao devemos querer mudar DEUS mas devemos mudar por ele e por nos mesmos. DEUS abençoe.
Rafael Marques 03/10/2012
Que Jesus continue Abençoando Vocês!!! Eu fui muito edificado com este estudo, não desistam de continuar expandindo o Evangelho de Cristo. Fica na Paz!!!
Livramento Candido 05/10/2012
LINDA A MENSAGEM DO filho pródigo. NOS EXPLICA O AMOR QUE DEUS TEM POR NOS, SOBRE O FILHO QUE VOLTOU PARA CASA. NOS MOSTRA QUE DEUS SEMPRE NOS DA UMA OPORTUNIDADE SO QUE NEM SEMPRE NOS AGARrAMOS COM FE. TEMOS QUE SEMPRE PENSAR NO PROXIMO. NUNCA DEVEMOS SAIR DA CASA DO PAI POIS, QUANDO SAIRMOS NAO TEM NEM UM OUTRO LUGAR MEHOR.
Mariana Reveles 12/10/2012
Existem muitas pessoas que ainda não descobriram o verdadeiro amor de Deus por cada um de nós. Deus é muito mais que promessas cumpridas, muito mais que bençãos recebidas, curas liberadas, casamentos restauardos... essas coisas são apenas um complemento, são pequenos detalhes diante de tão grande amor do Pai.
Elisa 18/10/2012
Bom essa historia e muito bom mesmo, por que o amor que aquele pai teve pelo seu filho, trazendo para o dia de hoje, e como o amor de Deus para com cada um de nos.e somos como o filho prodigo erramos tomamos certas atitudes que não agrada a Deus mas o amor Dele e o mesmo por mim e por vocês, e não devemos esquecer disso jamais.
Adiel Fernandes 04/11/2012
Esclarecedor, comentário sobre a parábola do filho pródigo, que Deus o (Pai) nos abençoe.
AURELIANO MARQUES 05/11/2012
Mensagem: É impressionante a amplitude desta parabola, como podemos aprofundar mais e mais e enchergar coisas diferentes a cada vez. A cada dia fico mais encantado com esta parabola.
Leilton Santos 25/11/2012
Muito linda esta memsagen e edificante. Ao ler essa memsagen aprendi bastante que DEUS lhe abençoe!
Daniel 04/12/2012
Grande reflexão desta passagem: gostei muito do ponto de vista, em que o irmão mais velho, é taxado como moralista religioso. As vezes somos semelhante a esse irmão mais velho, ai é quando vem os questionamentos a Deus, por tudo que ta passando, pela promessa que demora e etc. Mas graças ao nosso Senhor, que conhece nossa pequenez e nos perdoa de todo o pecado. Que possamos sempre retornar ao Pai, ou melhor, permanecer no Pai.
rogerio modesto 06/12/2012
MUITO EDIFICANTE, FOI ATRAVES DESSA PARABOLA QUE RETORNEI AOS CAMINHO DO SENHOR, E, HOJE ESTOU FELIZ POIS TEMOS UM PAI MARAVILHOSO! DEUS ABENÇOE à MUITOS COM ESSA GRANDE MENSAGEM.
PR.FRANK RIBEIRO 03/01/2013
MUITO EDIFICANTE AOS NOSSOS CORAÇÕES E QUE POSSAMOS FAZER COMO ESSE FILHO PRÓDIGO, VOLTAR A SER CONSIDERADOS FILHOS DE DEUS, E RECONHECER O NOSSO ERRO VOLTAR A PRATICAR AS BOAS OBRAS, ABRAÇOS A TODOS.
Flavia 09/01/2013
Estava a procura de uma explicação sobre o filho que ficou, acho este com mais problemas do que o mais velho, pois não teve seu coração quebrantado Não a respeito do relacionamento com Deus, mas sim sobre relacionamento com o próximo, aquele que está bem proximo mesmo, entende ? Não ter mais a alegria de servir, de viver, fazer as coisas por mera obrigação, e se incomodar com a felicidade alheia, isto é uma porta para depressão, angustia, amargura, etc... Gostei muito da explicação, peço a Deus um coração novo, uma alegria, um jeito novo de ver a vida A paz e graça de Deus para todos!
Wellington Vieira 09/01/2013
Linda Mensagem!!!! É irmão, nesta mensagem podermos meditar em quantos pessoas dentro da igreja fazem o papel do filho mais velho.
Mauricio M.A 17/01/2013
Gostaria de saber se, resumindo, o que a parábola quer dizer é: se voce se desviou de Deus e praticou pecados graves, entretanto, depois, caiu em si, viu e reconheceu o lugar onde estava e quiz sair e saiu e se sentiu renovado retornando a ígreja e pedindo perdão a Deus Ele nos perdoa?
Israel - Moderador - Deus perdoa a todos que se chegam à Ele com um coração sincero e arrependido. A Parábola vai mais profundo do que voltar para a igreja, pois na verdade o filho pródigo volta ao Pai. Muitos "estão na igreja", mas não conhecem o Pai, como era o caso do irmão mais velho.
Francisco viturino da Silva 20/01/2013
Gostei! Este estudo é bem narrado, muito bem explicado. Parabens!
ROSE 23/01/2013
Mensagem maravilhosa conversei com minha cunhada e estava passando por um problema com minha filha, ela mandou eu ler essa passagem na biblia como nao tinha biblia no momento eu coloquei na internet essa passagem e achei essa pagina maravilhosa. muito bem explicada voces estao de parabens.
elvis castro alves dos santos 27/01/2013
AMEI ESTA MENSAGEM ELA FALA PROFUNDAMENTE AOS NOSSOS CORAÇOES DEUS TE ABENÇOE! UM FORTE ABRAÇO. PB. ELVIS CASTRO.
Elvis 30/01/2013
Realmente essa parábola foi escrita pra mim (me perdoem pela pretenção), mas DEUS fala conosco o tempo todo e nem sempre entendemos o que ELE quer dizer, e há pelo menos um mês ele vem me mostrando o que ELE espera de mim, e tenho certeza agora que não irei decepcioná-lo. AMÉM.
Roberto de Oliveira Dias 09/02/2013
muito bom...serviu pra minha própria vida. obrigado...
alailson de jesus 10/02/2013
Quanto mas eu vejo ou assisto esta linda mensagem, mais aprendo e a tomo para mim muito obrigado
ivair 14/02/2013
linda mensagem, as vezes as pessoas tem uma visão DEUS com fogo consumidor , mas antes disso ele é amor.
manoel martins da silva 14/02/2013
muito bom sabe que temos homens de deus que sabe traduzir a palavra de deus amem.
Christian garcia 23/02/2013
É DE DEUS, EU VIVI ISSO, HOJE VOLTEI PARA O PAI E SOU ABENÇOADO PELO SEU AMOR.
BENONI LAURENTINO 25/02/2013
QUE A PAZ DO SENHOR JESUS OS ABENÇOE. POIS VISTO QUE DEUS E MIZERICORDIOZO DEVEMOS SEMPRE TER EM MENTE QUE NAO DEVEMOS COMTINUAR NO PECADO MAS BUSCAR A MISERICORDIA EM DEUS AMEM. DEUS OS ABENÇOE.
luciano 01/03/2013
só Deus tem o poder de perdoar e de aceitar novamente um pecador um exemplo muito importante pra nossas vidas é a parabola do filho prodigo muito bem explicado gostei muito fiquem na paz.
Roberto Rodrigues dos Santos 05/03/2013
Gostei da mensagem! Hoje infelizmente quantos filhos pródigos estão navegando em um barco sem destino, sem rumo, na qual deixam tudo para trás, iniciando muitas vezes uma viagem sem volta, usando entorpecentes, maconha, crack, cocaína, etc. Mas o Pai ainda está de braços abertos para receber o pecador, o perdido, pois Jesus veio salvar o que se havia perdido, pois Ele, Jesus é o caminho a verdade e a vida, aceite Jesus como seu Senhor e Salvador. Deus abençõe irmãos!
vildenor vieira bastos 05/03/2013
foi uma bencao pra mim encontrar voces faz tres meses que nao tomo a santa ceia pois nao sabia que era o filho mais velho da parabola do filho prodigo. obrigado, obrigado mesmo por conseguir me mostrar o quanto estava errado sobre meu irmao e sobre nosso PAI. um forte Abraço.
daniel 07/03/2013
todos nos deviamos se espelhar no filho prodigo porque ele nos ensina cair em si e isso e dificel de acontecer, CAIR EM SI.
joana araujo 10/03/2013
essa mensagem é linda que Deus continue lhe usando de forma tremenda para nos ajudar a compreender a palavra de Deus abraços missionaria joana araujo.
Eli Eleuterio Farias 14/03/2013
Paz de Cristo Jesus.Linda esta mensagem. Muito contribuiu para me ajudar a preparar a aula da E.B.D. Que Deus o abençoe sempre. Abraços.
Fábio 25/03/2013
Deus abençoe por esta mensagem! Fui edificado por ela. Amém.
nelson schelck 01/04/2013
mensagem maravilhosa, Deus falou de mais comigo!
joao oliveira de souza 02/04/2013
Gostei muito desse estudo muito rico. gloria a Deus.
Nancy Guerra 09/04/2013
Muito boa esta explicação da parábola do filho pródigo, muito completa. Parabéns!
DULCELIO JACOB DOS SANTOS 10/04/2013
A MENSAGEM SOBRE O FILHO PRÓDIGO ME FAZ LEMBRAR O AMOR DO PAI PARA COM FILHO, UM AMOR AGAPE SEM FIM, MAS AQUELE QUE ABRIR O SEU CORAÇÃO PARA ELE FAZER MORADA, PORQUE A SUA PALAVRA NOS DIZ EM APOCALIPSE QUE SE NÃO ABRIRMOS O NOSSO CORAÇÃO, PORQUE ELE BATE PEDE PARA FAZER MORADA. OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE.
Romalino cabral 14/04/2013
Parabéns, sou fã incondicional de suas mensagem, e mais uma vez parabéns pelo trabalho que fazem que Deus continue a lhes usar, dando-lhes condições e unção, para prosseguirem neste trabalho. gostaria de ler um estudo completo sobre Erodes que foi comido por bichos. Ficolhes grato fiquem na paz do Senhor.
andrea rosa 23/04/2013
Esta mensagem e tao profunda e edificante, nos faz a cada manha percebemos o quao grande amor de DEus pai para conosco, mesmo errando Deus com o seu infinito amor esta sempre pronto a nos amar, perdoar, e nos dar veste novas, mesmo nao merecendo. quao grande este amor quao grande e este amor, incomparavel.
adeliane m mendes 01/05/2013
jesus quanto mais eu ti conheço, mais eu te amo. amo tudo que vem de ti, a mensagem nos aproxima de ti. parabens a todos vocês que nos da esta oportunidade de meditar neste estudo.
Maciel 02/06/2013
Linda messagem!! Que através Dessa todos os filhos que abandonaram a casa do pai possam se arrepender e voltar enquanto há tempo. Deus esta pronto a perdoar todos os nossos pecados, vamos conhecer mais o nosso pai!
douglas 02/06/2013
gostei muito da historia me fez ver o outro lado da moeda e realmente temos que sermos filhos arrependidos e cheios do espirito santo!! assim obteremos salvaçao em cristo jesus que e nosso pai e salvador!
João Manuel Pedro Gomes 12/06/2013
Ja a algum tempo tenho lido esta história. Mas ao ser confrontada novamente com Ela sente a voz mansa do Espírito Santo a falar comigo. Que Deus Abençoe a Pessoa que foi usada para ministrar estas Palavras de Vida.
Morais tchiwana 25/06/2013
Apocalipse 3:6 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
vanderlei carlos garcia 16/07/2013
obrigado.
marcos soares 16/07/2013
eu so tenho agradecer a DEUS porque ele misericordioso obrigado meu DEUS POR TUDO SENHOR!
fabio souza moraes 16/07/2013
e irmao e verdade muito forte essa palavra, e pra falar a verdade ate chorei gloria deus nosso pai!
elza a. silveira braz 05/08/2013
que linda mensagem,obrigada Deus por falar conosco, já ouvi esta parábola varias vezes mas nunca me tocou tanto. Obrigada DEUS.
Gilvando Ribeiro da Silva 25/08/2013
Estou maravilhado com esses estudos se vc podesse enviar todos eles para mim eu ficaria muito grato desde já estou orando por vc.
wellington 27/08/2013
linda linda linda linda linda linda linda ! me abriu muito os meus olhos . que Deus vos abençoe grandemente !!!!!!!!!!!!
luciene santos 14/09/2013
muito muito lindo esse estudo; gosto muito de saber mais de DEUS ;do seu amor incondicional e o bom é que foi abordado sobre o outro filho e que com certeza ainda há salvaçao para as duas classes de pessoas . muito obg pela linda mensagem.
imer s m 14/09/2013
Belíssima mensagem. A quantidade de "fariseus" ou de " irmãos mais velhos" é muito grande. A certeza de que estao corretos como filhos de Deus, praticando boas obras porem se esquecendo da excelência da caridade, da generosidade, do amor .
priscila 26/10/2013
parabéns a todos q contribuiram para essa lição , que edificou muito a minha vida, e mudou também o meu jeito de pensar. que Deus continue abençoando a todos.
Élido 26/10/2013
Que lindo! Chorei, aliás estou chorando... Sou pai aos 48 anos, uma benção que Ele me deu , quando já não acreditava. Quero ler o "Filho pródigo" pra a festa de 1 ano do meu filho, e acho esta maravilha. Sou testemunha do Pai maravilhoso, que nunca nos abandona, que temos. Gostaria de receber via email estas maravilhas. Abraços do pai chorão.
Geraldo H. de matos 01/11/2013
Eu quisera ter palavras para agradecer...

Estudos Bíblicos

Derrubando Muralhas de Jericó
Uma das histórias mais bonitas da blíblia, esta que nos fala sobre o cego de Jericó....
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Paralítico de Cafarnaum
Cafarnaum, vem do hebraico Kfar Nachum, ou seja, aldeia de Naum. Era uma aldeia...
ESTUDO BÍBLICO
O filho pródigo
Uma das histórias mais contadas e recontadas da bíblia, muito conhecida a parábola do...
ESTUDO BÍBLICO
Zaqueu o Publicano
A história da conversão de Zaqueu se passa em Jericó, uma cidade que ficava...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura Emocional
Se há um sentimento que permeia a alma do ser humano, este é o da culpa...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Adúltera
Era muito difícil a posição da mulher na cultura judaica do primeiro século...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Samaritana
Missões é um assunto de simples compreensão. Falar de Missões é falar...
ESTUDO BÍBLICO
A Fuga de Jacó
Encontramos no livro de Gênesis, capítulo 28, uma naração...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Cananeia
Muito edificante a história da mulher cananéia. Esta é uma narração que...
ESTUDO BÍBLICO
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online com os melhores professores da Terra Santa...
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO
Jesus Anda Sobre o Mar
Amplamente conhecida a história em que Jesus e Pedro andaram sobre as àguas...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus o Pão que Desceu do Céu
Tendo Jesus andado sobre as àguas, socorrido os seus discípulos que estavam a...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura de um Cego de Nascença
Este homem, cego, que havia passado toda sua vida na escuridão, era visto...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Leproso
E ali estava o leproso. Uma vida devastada pela lepra. Até o dia...
ESTUDO BÍBLICO
A Ressurreição de Lázaro
clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora...
ESTUDO BÍBLICO
O Paralítico no Tanque de Betesda
Trinta e oito anos paralítico e ele estava ali...
ESTUDO BÍBLICO
O Sermão da Montanha
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus Acalma a Tempestade
E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?...
ESTUDO BÍBLICO
A Multiplicação dos Pães e dos Peixes
Deus pode usar, multiplicar e te fazer prosperar. Agora você precisa utilizar o que você tem...
ESTUDO BÍBLICO
Dê a César o que é de César
César representa este sistema humano que quer obter obediência atravéz do medo, pelo uso da força...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher do Fluxo de Sangue
Deus pode usar, multiplicar e te fazer prosperar. Agora você precisa utilizar o que você tem...
ESTUDO BÍBLICO
O Filho da Viúva de Naim
aproxima-se do esquife (uma espécie de urna fúnebre) e o toca. O cortejo é paralizado...
ESTUDO BÍBLICO
A Filha de Jairo
E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente...
ESTUDO BÍBLICO
A Ovelha Perdida
assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento...
ESTUDO BÍBLICO
Nicodemos e o Novo Nascimento
Nicodemos, nome grego que significa "homem do povo", muito frequente entre os judeus. Nicodemos pertencia aos principais do judaísmo...
ESTUDO BÍBLICO
O Bom Pastor
O redil era frequentemente cercado por uma muralha de pedra, e , por sobre o muro, colocavam feixes de espinhos ...
ESTUDO BÍBLICO
A Galiléia
No primeiro século de nossa era, a Galiléia era limitada a sudoeste pela cordilheira do Carmelo. A Galiléia se estendia a sudeste ...
ESTUDO BÍBLICO
Caim e Abel
Eles possuíam cerda de 100 a 130 anos de idade, quando Caim matou abel ...
ESTUDO BÍBLICO
A Criação do Mundo
"No princípio Deus Criou os Céus e a Terra". Esta afirmação de do livro do Gênesis, capítulo 1.1, já foi tema de muitos debates ...
ESTUDO BÍBLICO
O Natal - O Nascimento de Jesus
Ainda no Jardim, com a queda do homem, Deus em sua graça e misericórdia fez uma promessa de redenção ...
ESTUDO BÍBLICO
A Pesca Maravilhosa
E Jesus espremido pelo povo, ensinando, sobe no barco de Pedro e se distancia um pouco da margem ...
ESTUDO BÍBLICO
A Pecadora Ungiu Pés Jesus
Jesus, pés descalços, pés empoeirados, cheios de marcas dos caminhos que passara. Quanta simplicidade ...
ESTUDO BÍBLICO
rodape