O Jovem Rico e Jesus



É notório e dramático o diálogo ocorrido entre Jesus e o Jovem Rico, registrado no livro de Marcos 10:17-31.

O texto descreve que um Jovem religioso, bom caráter, que possuía muitas propriedades, chega-se diante do Mestre, perguntando sobre como alcançar a vida eterna.

Uma pergunta que diversos rabinos haviam já se arriscado em trazer receitas, prescrições de como fazer para atingir tal redenção.

O rabi João dizia que herdaria a vida eterna, aquele que acrescentasse a Gheulla (oração pela redenção), às outras orações do dia.

O rabi afhon ensinava que era aquele que "honrasse os anciãos". Já o rabi Eliezer afirmava que era o que "orasse o Salmo 95 três vezes ao dia".

O Jovem Rico

E Marcos relata que Jesus estava no caminho que ia para Jericó, quando este jovem se aproxima do Mestre. E foi logo reconhecido como um jovem rico. Certamente isto se deu pela qualidade das roupas que usava.

Somente os ricos tinham franjas azuis nas orlas de suas vestes, pois a cor azul era na época caríssima para se produzir, sendo retirada de um molusco.

O Jovem Rico que seguia as prescrições rabínicas, chega à Jesus com particular saudação "farisaica", chamando-o de "bom mestre" e se prostrando aos seus pés. Algo que seria muito nobre, se não passasse de uma encenação interessada.

"E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Marcos 10:17

"E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus." Marcos 10:18

"Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe." Marcos 10:19

"Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade." Marcos 10:20

o jovem ricoO Jovem Rico: Dá o Que Tens Aos Pobres, e Terás Um Tesouro no Céu.

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

As Obras da Lei

O Jovem Rico cumpria os mandamentos da lei, mas como que por obrigação. As leis não são suficientes por si mesmas. As pessoas tem de querer cumprí-las não por causa do medo de alguma punição, mas devem seguir a lei por escolha própria, por amor, porque são livres para fazê-lo.

Se fizerem isso, serão realmente livres. Ao contrário, continuarão escravos do medo, da culpa e da religião.

A lei dada por Deus ao povo de Israel, não deveria ser um peso, mas uma benção. A verdadeira interpretação da lei era boa. Mas pra ele, os mandamentos tornaram-se apenas em rituais religiosos, que eram executados com a frieza de uma prescrição rabínica.

Ele não enxergava a liberdade de escolher fazer o bem, mas a sua prática era vazia, sem calor, sem paixão, sem a ardente alegria no coração daqueles se compadecem do próximo e que amam fazer o bem.

A prática mecanicista da lei não tem o poder de salvar, mas leva frequentemente à religiosidade extremada, meticulosa e detalhista, como acontecia com os fariseus e demais seitas judaicas da época.

Jesus queria mostrar o quanto aquele moço vinha enganando a si mesmo. Este Jovem tentava se autojustificar com suas obras. Ele queria se convencer que atendia aos preceitos mais altos que a lei exigia, e que por isso, mereceria a vida eterna.

Por isso o Jovem Rico vem à Jesus, cheio de sua própria justiça, querendo ouvir algo que lhe confirmasse a sua sensação de pureza própria, conquistada por seus próprios méritos.

Jesus o ouve, e vê o quanto aquela alma estava iludida. E o Mestre se compadece dele. O coração de Jesus é tomado por um enorme sentimento de ternura e amor por aquele Jovem. Jesus o amou!

"E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me." Marcos 10:21

Somente a Graça Pode Salvar

Tão linda é esta afirmação de Marcos: "E Jesus, olhando para ele, o amou..." . O Mestre queria fazê-lo entender que o evangelho falava de uma paz, de uma liberdade de escolher amar a verdade.

Que a lei era baseada na prática do amor, não invocando méritos e pseudo santidades, mas entendendo a que não existe santidade maior do que se chegar à Deus reconhecendo o quão imperfeitos somos.

"Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe."
Salmos 51:5

Jesus em seu profundo amor, queria ensinar ao moço que o maior tesouro da vida é de valor imensurável. O capital do evangelho é imponderável, é amor, é paz, é misericórdia. E mexe com as bases da alma. Trabalha na estrutura do "ser".

De forma que o homem transformado pelo poder do evangelho, escolhe livremente a prática do bem, não por medo, nem por prescrições religiosas, mas simplesmente pelo sentimento de profundo amor, pela realização da volta à casa do Pai celeste, pelo reencontro com aquele que é o autor da vida.

Pela gratidão que vem ao se entender o grande perdão recebido, imerecidamente, sem o esforço e as cargas que os líderes religiosos faziam recair sobre os praticantes do judaísmo.

Jesus falava de uma transformação do coração, que leva o ser humano a transbordar em amorosa alegria, que nos faz jubiloso realizar as boas obras.

Mas as obras frias da religiosidade minuciosa da lei, cujo aquele moço vinha praticando, eram insuficientes para que o salvassem. Por mais que este Jovem tentasse enganar a si mesmo, um dia tudo isso pesou.

o jovem rico tenta se justificar com suas obras. O Jovem Rico Pergunda a Jesus Sobre a Vida Eterna.

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

O Jovem Rico talvez nem tivesse mais consciência do quanto era escravo das riquezas que a este ponto já o possuíam. Ele fazia uma tentativa de compensar sua consciência impondo a si mesmo uma vida de cumprimento de obrigações religiosas.

Mas o Mestre faz com que ele refletisse, e enxergasse a verdade que havia no seu coração, aquilo que ele realmente valorizava, o que de verdade ele amava na sua vida, os bens materiais que conquistara.

"Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me." Marcos 10:21
Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades." Marcos 10:22

O Mestre então se expressa com um lamento. Jesus o amava tanto, que sentia uma enorme dor por aquele Jovem ter escolhido tão sombrio caminho que conduz à perdição.

"Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!" Marcos 10:23

O Perigo das Riquezas

Os discípulos de Jesus se admiram com estas palavras. Isso porque eles sempre foram ensinados pelos religiosos, de que o sinal da benção de Deus era o acúmulo de riquezas. Mas agora vêem que o Mestre alerta para o risco de se deixar dominar pelos bens deste mundo.

É a mudança de estereótipos que o conhecimento do evangelho traz. É a verdade, a luz fazendo com que as trevas sejam reveladas.

"E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!" Marcos 10:24
"É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus." Marcos 10:25

Os discípulos ficam ainda mais espantados com essa explicação de Jesus. É impossível imaginar o camelo, o maior dos animais domésticos da palestina, passando pelo minúsculo orifício de uma agulha.

Tão estranho é esta comparação, que os antigos comentaristas do novo testamento tentaram uma nova interpretação para torná-la mais adequada aos pensamentos humanos, inventando uma fantasiosa porta em Jerusalém, estreita e reservada aos camelos.

Jesus alertava enfaticamente para o perigo daqueles que se apegam aos bens materiais e depositam neles a sua razão de viver.

O Reino de Deus em Primeiro Lugar

Hoje Jesus ainda lamenta, que muitos escolhem continuar na escravidão do pecado. O Mestre está com o coração inundado de amor por essas almas perdidas. Ele deseja tanto libertá-los e salvá-los, fazê-los herdeiros de riquezas que não terão fim, possuir a vida eterna!

Mas é preciso se desprender de tudo, para herdar este tesouro celeste. Há a necessidade de se mudar as prioridades da nossa vida. O amor a Deus e ao próximo devem vir em primeiro lugar.

Do que servem os bens materiais, senão para facilitar a vida humana de nós mesmos e dos que estão próximos? O desejo de Deus é que compartilhemos, e que abençoemos o nossos irmãos.

Mas muitos seguem em um egoísmo, acumulando bens, propriedades, contas bancárias milionárias, dinheiro que não se pode gastar nem em duas vidas. Mas se hoje for a hora de partir deste corpo, tudo ficará para trás. Nada se pode levar deste mundo.

Mas a oportunidade de espalhar misericórdia e graça, fica perdida.

É melhor viver e acreditar na graça e fazer graça de Deus a todos quanto for possível. As prioridades tem que ser mudadas.

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33



Leia Também:

jesus transforma agua em vinho
Jesus Transforma Água em Vinho
Há naquela região, uma campina fértil e bem
A Mulher Samaritana
A Mulher Samaritana
Ela só não sabia que aquele quem falava com ela não discriminava
a mulher do fluxo de sangue
A Mulher do Fluxo de Sangue
A perda contínua de sangue causa muita fraqueza no
Comentários


  1. José Filho - 01/07/14
    nossa essa msg me tocou muito fiquei muito satisfeito,, me ensinou muito e me ajudou a ensinar os outros.. parabéns,,
    1. Arelí - 20/06/14
      muito edificante............
      1. Gilvan - 20/03/14
        Realmente temos que priorizar o reino do céus e confiar que as outras coisas Deus suprirá em nossa vida
        1. PR.LEE. - 01/03/14
          Parabens... uma interpretação maravilhosa do texto... vou pegar alguns pontos emprestados..para pregar nos cultos de JOVENS... DEUS ABEN?OE VC ,SEU MINISTERIO E SUA FAMILIA....
          1. Flávio Roberto - 23/02/14
            Primeiramente a paz do senhor. Parabéns pelo tão elaborado comentário foi muito útil para mim. verdadeiramente temos que rever quais são as nossas prioridades.
            1. ANTONIO MONTEIRO DA SILVA - 19/02/14
              MUITO BOA A PARABOLA DO JOVEM RICO COM JESUS.
              1. Admilson - 17/02/14
                E A COISA MAIS MARAVILHOSA E O VIR A PALAVRA DE DEUS
                1. Ap.juarez De Azevedo - 26/01/14
                  muito bom. parabéns, pois as parabolas são muito explicativas. gostei.
                  1. Helio Campos - 24/12/13
                    Muito bom.    Mensagem abençoada.
                    1. Ademilso De Piho Silva - 13/11/13
                      Apaz do senhor. amei muito essa pagina que Deus os abençoe sempre com a sabedoria de Deus....
                      1. Leandro - 02/10/13
                        Gostei muito ! muito bom para nosso aprendizado
                        1. Deusiane Rodrigues De Oliveira - 22/09/13
                          S? DEUS TEM O PODER DE NOS TRASNFORMAR EM UM SER MELHOR E CHEIO DE ALEGRIA PARA VIVER O AMOR DO NOSSO DEUS LA NA GLORA AM?M
                          1. Rodrigo Gabriel - 15/09/13
                            GOSTEI MUITO DESSA MENSSAGEM. EDIFICOU MUITO A MINHA VIDA. GRATO.
                            1. Emerson Garcia - 20/08/13
                              que bom que deus capacita a fazer um estudo como este.
                              1. Nayara Gurgel - 19/08/13
                                Edificante. Estes estudos estão sendo de muita importância para minha caminhada. Obrigada. Que Jesus continue abençoando essa obra e a todos o quanto estão nela. Amém!
                                1. Jeferson Teixeira - 15/07/13
                                  A Paz do Senhor Jesus irmãos, realmente um estudo abençoado por nosso Deus. Como nossa visão muda após recebermos essa palavra em nossos corações e entendermos que estamos nesse mundo, mas não pertencemos a ele. Obrigado Senhor
                                  1. EV Andre - 14/07/13
                                    otimo essa pagina gostei muito
                                    1. Isaac Amaro - 10/07/13
                                      nossa me emocionei muito com essa pregação me edificou mais na presença de deus
                                      1. RODRIGO SOUZA RAMOS - 07/07/13
                                        não devemos se apegar a nada desta vida terrena,o nosso coração de estar sempre em Deus
                                        1. Lucineia - 29/06/13
                                          muito bom
                                          1. Pe. Adeventino Alves De Oliveira - 26/06/13
                                            ? muito providente esta página nos ajuda a refletir muitos textos da Bíblia e nos facilita a explicação para o povo. Abraço a todos.
                                            1. Silvany Oliveira Dos Santos Paiva. - 25/06/13
                                              estas mensagens não podem faltar senhor faça morada em nossos corações amem!!!
                                              1. Maria Aurilene Pires Da Silva - 28/05/13
                                                Sou feliz por encontrado esse Site rude cruz pois tem me ajudado muito na minha caminhada de aprendizado que Deus continue abençoando vocês sempre
                                                1. Paulo Alfredo Mainieri Junior - 23/05/13
                                                  Quero sinceramente cumprimenta-lo pela exegese do texto. Muitas perguntas foram esclarecidas, obtive real alimento material, e amadurecimento espiritual. Mas ainda duas perguntas restam: 1)O que Jesus quer dizer com receber muitas vezes mais casas, filhos, esposas, etc? 2)Por que Jesus termina dizendo que os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos?
                                                  1. JOAO BATISTA - 09/05/13
                                                    PARABENS DEUS TE ABEN?OE.
                                                    1. Edgar Francisco Bazo - 04/05/13
                                                      Quero agradecer a DEUS por ele permitir k a sua palavra seja divulgada por este meio e parabenizar o voxo trabalho k é na verdad um presente d senhor para noxas vidas,e dizer tambem k gostei muit dest estudo biblico.K DEUS abexoe o voxo trabalho mexm.1crónicas 15:7
                                                      1. Anibalgimo - 13/04/13
                                                        bom saber que devemos obedecer nao por medo
                                                        1. JORGE - 10/04/13
                                                          MUITO BOM QUE DEUS CONTINUE ABEN?OANDO!
                                                          1. Marcilvan Tavares Ferreira - 31/03/13
                                                            eu sou diácono na assembleia de Deus madureira e amei muito esse estudo do jovem rico. ampliou em mim um grande conhecimento, muito abrigado que deus o abençoe. amém
                                                            1. Silvana - 18/03/13
                                                              DEUS e fiel
                                                              1. Paulo Messias De Sousa Lima - 26/02/13
                                                                muito edificante! extraordinario. de DESUS!..
                                                                1. Letiane - 09/02/13
                                                                  foi muito edificante para mim.
                                                                  1. Virgílio Dos Santos Correia - 18/07/14
                                                                    A nossa salvação não esta no que eu sou nem no que eu tenho. A nossa salvação ta na obediência o jovem rico não obedeceu e ainda ficou triste e isto acontece com muitos que não seja nem eu e nem você??
                                                                    1. Arlete Tavares - 27/09/14
                                                                      muito linda esta ministração! eu penso da mesma forma e estava estudando e sendo ministrada pelo Espirito Santo de Deus, e muitas coisas que li aqui tem a ver com que estava sendo ministrada... fiquei muito feliz. Acrescento que a intensão de Jesus não era deixar este homem pobre em hipotese alguma, e sim que ele tomasse uma nova postura, uma nova vida! Uma vida com Jesus verdadeiramente!
                                                                      1. Pastor Marcos Santos - 28/10/14
                                                                        GOSTEI DO APRENDIZADO,SEU ESTUDO MUITO ME ESCLARECEU, POIS FUI CONVIDADO PARA PREGAR EM UMA IGREJA E ESTAVA MEIO CONFUSO,MEU MUITO OBRIGADO,, PAZ DO SENHOR
                                                                        1. Joao Cassemiro Filho - 26/07/14
                                                                          esta mensagem abriu mais o meu entendimento. quero aprender muito mais. gloria Deus.
                                                                          1. Sivaldo - 19/09/14
                                                                            Que msg muito boa a interpretação do texto gostei..
                                                                            1. Paulo Rocha - 18/09/14
                                                                              Muito boa a exegese.... Muitos querem seguir a Jesus, mas quando são indagados a abrir mão daquilo que muitas vezes se torna uma riqueza na suas vidas, acabam abrindo mão assim como o jovem rico fez. Muitos cumprem ritos e até alguns mandamentos mas acabam de tornando religiosos,assim como esse jovem rico que seguia toda lei, mas não tinha a maior de todas que é amar a Deus sobre todas as coisas.