Jesus o Pão da Vida que Desceu do Céu

Jesus o Pão da Vida Descido do Céu

26 Fevereiro, 2012

"Eu sou o da vida, o pão descido dos céus". Lindas, sábias e transformadoras palavras de Jesus. Neste episódio o mestre demonstra sua elevada capacidade intelectual. Jesus era extremamente inteligente.

O Pão da Vida em seu discurso, vai pouco a pouco, tentando iluminar os pensamentos dos ouvintes que não compreendiam o elevado significado da sua mensagem.

Após o mestre ter chegado à região de Cafarnaum, vindo da multiplicação dos pães e peixes logo foi encontrado e seguido por uma multidão.

O texto do livro de João, cap. 6 versos 22 em diante, mostra que eram as mesmas pessoas que presenciaram e comeram da multiplicação dos pães e dos peixes.

Ao ser interrogado sobre sua chegada à Cafarnaum, Jesus, o Pão do Céu, entende que eles o buscavam por causa do benefício cômodo e passageiro, fartura de alimentação boa e gratuita.

O Pão da Vida e o Maná no Deserto

Ao serem exortados a buscar o Pão espiritual, duradouro e eterno, eles, que haviam sido testemunhas oculares daquela grande manifestação de poder e graça, tentam desprezar e diminuir o milagre que o Pão da Vida realizou, dizendo que os seus pais haviam presenciado um sinal maior, o Maná no deserto.

"Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu." João 6:31

mapa de elim, deserto de sim e sinai O Pão da Vida: Oásis de Elim, Deserto de Sim e Península do Sinai.

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

De fato, no passado, os Israelitas comeram do Maná no deserto. Após a travessia do Mar Vermelho, Moisés e o povo seguiram em direção à terra prometida, entrando no deserto de Sur, que compreende toda a área desértica entre o Egito e a terra de Canaã.

E quando sua provisão de água estava acabando, após três dias de caminhada, chegaram em Mara, onde as águas amargas tornaram-se potáveis.

Dali chegaram a Elim, um oásis com doze fontes de água e setenta palmeiras. E acamparam junto das águas. E partindo, chegaram ao deserto de Sim. E as provisões que tinham trazido do Egito, tinham acabado. Então Deus fez chover o Pão do Céu.

E ordenou que cada um recolhesse um ômer (cerca de 3,7 litros). Durante quarenta anos, Deus os sustentou com o Maná, o pão do céu. E foi um sinal tremendo da provisão divina.

Jesus é o Pão da Vida Descido do Céu

A multidão porém, não entendeu o significado das palavras do Pão da Vida. Só viam nos milagres meras ações deslumbrantes e um meio de satisfação egoísta de seus interesses materiais.

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." João 6:51

Não puderam enxergar a natureza divina e espiritual de que o Pão da Vida falava. O mestre estava a ensinar sobre a natureza humana, que é composta de espírito, alma e corpo. Assim, o espírito deve ter o controle do corpo. Isso se dá pela muita prática das boas obras, com a ajuda da graça de Deus. Este é o chamado homem espiritual.

Mas quando o homem se deixa dominar por suas paixões sem regras, os seus desejos pecaminosos predominam sobre o espírito. Daí temos o homem carnal, materialista que está voltado para apenas o que é imediato, visível, palpável que esse plano chamado realidade pode mostrar.

Assim estavam os homens daquela multidão. Seus horizontes não conseguiam ver a "realidade em três dimensões". Somente respondendo a instintos, fome, sede material, observavam tudo em um só plano. Possuídos com que por uma miopía espiritual, eram incapazes de enxergar a verdade que Jesus falava.

"E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?" João 6:42

O mestre explicava que o maná do deserto foi um alimento perecível, que sustentou apenas a vida corporal, mas as suas palavras eram o alimento incorruptível, que dá a vida eterna, o Pão da Vida.

E Jesus se declara o novo Maná, o verdadeiro Pão da Vida Descido do Céu.

eu sou o pão da vida O Povo Colhendo o Maná no Deserto. Ilustração

Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!

"Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre." João 6:58

Mas eles insistiam e procuravam saber se havia algo que pudessem fazer para herdar o Reino de Deus. "Que faremos para executarmos as obras de Deus?"(Jo 6.28), ou seja, que obras em particular mais agradam a Deus?

Uma típica pergunta dos fariseus, cuja contínua preocupação era: com que ação meritória - jejum, sacrifício, orações - poderiam obter do céu, um certo favor?

A visão deles estava voltada para o exterior do corpo, em detrimento do interior. Mas o Pão da Vida mostra que não há méritos. É pela graça e não por sacrifícios humanos.

"A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou." João 6:29

Acolher com fé, crer e confiar nas palavras de Jesus e aceitar a sua graça e a sua misericórdia é o ato mais meritório que devemos observar.

O pão da vida foi um dia partido por nós. A sua carne foi rasgada na cruz do calvário em favor de muitos. Assim como no princípio, a morte entrou no mundo por se comer o fruto proibido, assim também a vida eterna é alcançada ao se comer do corpo e do sangue de Cristo.

Hoje esse pão é oferecido. O filho tem a vida em si mesmo. Quem dele comer, nunca morrerá.

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20

Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online com os melhores professores da Terra Santa

Leia Também:

o leproso
A Cura do Leproso
Quebrantado, humilhou-se aos pés de Jesus. Rompeu com muitos
o sermão da montanha
O Sermão da Montanha
Aqui o Mestre fala não de uma pobreza econômica, mas exatamente
nicodemos
Nicodemos e o Novo Nascimento
Era membro do Sinédrio, filiado ao partido dos fariseus

Deixe seu comentário:

Comentários
Marcio Miranda Soares 20/09/12
O que poderia acrescenttar é que Jesus também estava querendo compromisso, e nao uma mutidão que estava atraz dele pelo o milagre do pão, mas de compromisso com ele.
ANTONIO CARLOS RAMOS 07/10/12
SOU EVANGELISTA DA IGREJA BATISTA MISSIONARIA NOVA SIÃO. A MENSAGEM QUE PASSO PARA TODOS É QUE, APARTIR DO MOMENTO EM QUE EU COMI O PÃO DO CÉU, NUNCA MAIS TIVE SEDE. AMEM. QUEM COME DO PÃO FISICO, DE MASSA, PERECE, EMBOLORA, MAS O PÃO DO CEU É ETERNO: JESUS CRISTO D NAZARÉ
ALEXANDRE 05/11/12
DEUS SEMPRE PREPARA PARA SEUS FILHOS O MANÁ AINDA NO DESERTO. JESUS SEMPRE SUPRE NOSSAS NESCESSIDADES. DEUS PREPARA MESA FARTA NO DESERTO. JESUS SIM É O PÃO DA VIDA QUE DESCEU DO CÉU.
João de Deus 12/12/12
ótmo! moro em macapá, por favor envia-me estas maravilhosas mensagens, e que Deus continue em você.
roni 31/12/12
nos dias de hoje as pessoas ainda seguem a jesus com o mesmo interesse materialista, mas o senhor os convida a comer o pao espiritual.
denise dias carneiro 25/01/2013
verdade jesus e nossa vida.
bismark jose 27/01/2013
muito bom esse estudo podemos aprender muito acerca da biblia que deus continue abensoando vcs.
Amilton gaudencio de oliveira 16/02/2013
jesus e o pão da vida eterna so chegamos au céu por seus ensinamentos que são maravilhosos,e não são pesados porque ele nos ama e tudo isso vem de deus que um pai.
wilson 16/02/2013
muito bom os estudos, eu sempre leio aprendo e ensino esses estudos se puderem acrescentar mais estudos melhor ainda parabéns a todos.
PR. JOAO AGUIAR 03/03/2013
MUITO BOM, PALAVRAS ABENÇOADAS!
Romalino cabral 10/05/2013
para que o homem cressa na fé, este tem que ser seu alimento. João.6-35 Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." João 6:51
robson 24/05/2013
muito bom esses estudos,acrescenta muito a pregação.
Alberto kitanda marcelino 16/06/2013
gostei Deus lhe abencoe.
PAULO MOREIRA 12/09/2013
amém, glórias á Deus por esta palavra poderosa e impactante.
Lilian Lima 16/10/2013
Gostei muito de estudar aqui ! obrigado pelas palavras de sabedoria.
maria aparecida silva 16/10/2013
esses estudos são maravilhosos; e irão me ajudar muito a entender a palavra do SENHOR. como quando JESUS disse o meu povo peca por não conhecer a PALAVRA DE DEUS.
André Cesar de Lima 06/01/2014
á faz algum tempo que eu tenho acompanhado esses maravilhosos estudos, tem sido um benção em minha vida, pois tenho aprendido cada dia mais. Que DEUS continue abençoando vocês.

Estudos Bíblicos

Derrubando Muralhas de Jericó
Uma das histórias mais bonitas da blíblia, esta que nos fala sobre o cego de Jericó....
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Paralítico de Cafarnaum
Cafarnaum, vem do hebraico Kfar Nachum, ou seja, aldeia de Naum. Era uma aldeia...
ESTUDO BÍBLICO
O Filho Pródigo
Uma das histórias mais contadas e recontadas da bíblia, muito conhecida a parábola do...
ESTUDO BÍBLICO
Zaqueu o Publicano
A história da conversão de Zaqueu se passa em Jericó, uma cidade que ficava...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura Emocional
Se há um sentimento que permeia a alma do ser humano, este é o da culpa...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Adúltera
Era muito difícil a posição da mulher na cultura judaica do primeiro século...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Samaritana
Missões é um assunto de simples compreensão. Falar de Missões é falar...
ESTUDO BÍBLICO
A Fuga de Jacó
Encontramos no livro de Gênesis, capítulo 28, uma naração...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher Cananeia
Muito edificante a história da mulher cananéia. Esta é uma narração que...
ESTUDO BÍBLICO
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO online com os melhores professores da Terra Santa...
Aprenda HEBRAICO BÍBLICO
Jesus Anda Sobre o Mar
Amplamente conhecida a história em que Jesus e Pedro andaram sobre as àguas...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus o Pão que Desceu do Céu
Tendo Jesus andado sobre as àguas, socorrido os seus discípulos que estavam a...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura de um Cego de Nascença
Este homem, cego, que havia passado toda sua vida na escuridão, era visto...
ESTUDO BÍBLICO
A Cura do Leproso
E ali estava o leproso. Uma vida devastada pela lepra. Até o dia...
ESTUDO BÍBLICO
A Ressurreição de Lázaro
clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora...
ESTUDO BÍBLICO
O Paralítico no Tanque de Betesda
Trinta e oito anos paralítico e ele estava ali...
ESTUDO BÍBLICO
O Sermão da Montanha
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus...
ESTUDO BÍBLICO
Jesus Acalma a Tempestade
E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?...
ESTUDO BÍBLICO
A Multiplicação dos Pães e dos Peixes
Deus pode usar, multiplicar e te fazer prosperar. Agora você precisa utilizar o que você tem...
ESTUDO BÍBLICO
Dê a César o que é de César
César representa este sistema humano que quer obter obediência atravéz do medo, pelo uso da força...
ESTUDO BÍBLICO
A Mulher do Fluxo de Sangue
Deus pode usar, multiplicar e te fazer prosperar. Agora você precisa utilizar o que você tem...
ESTUDO BÍBLICO
O Filho da Viúva de Naim
aproxima-se do esquife (uma espécie de urna fúnebre) e o toca. O cortejo é paralizado...
ESTUDO BÍBLICO
A Filha de Jairo
E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente...
ESTUDO BÍBLICO
A Ovelha Perdida
assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento...
ESTUDO BÍBLICO
Nicodemos e o Novo Nascimento
Nicodemos, nome grego que significa "homem do povo", muito frequente entre os judeus. Nicodemos pertencia aos principais do judaísmo...
ESTUDO BÍBLICO
O Bom Pastor
O redil era frequentemente cercado por uma muralha de pedra, e , por sobre o muro, colocavam feixes de espinhos ...
ESTUDO BÍBLICO
A Galiléia
No primeiro século de nossa era, a Galiléia era limitada a sudoeste pela cordilheira do Carmelo. A Galiléia se estendia a sudeste ...
ESTUDO BÍBLICO
Caim e Abel
Eles possuíam cerda de 100 a 130 anos de idade, quando Caim matou abel ...
ESTUDO BÍBLICO
A Criação do Mundo
"No princípio Deus Criou os Céus e a Terra". Esta afirmação de do livro do Gênesis, capítulo 1.1, já foi tema de muitos debates ...
ESTUDO BÍBLICO
O Natal - O Nascimento de Jesus
Ainda no Jardim, com a queda do homem, Deus em sua graça e misericórdia fez uma promessa de redenção ...
ESTUDO BÍBLICO
A Pesca Maravilhosa
E Jesus espremido pelo povo, ensinando, sobe no barco de Pedro e se distancia um pouco da margem ...
ESTUDO BÍBLICO
A Pecadora Ungiu Pés Jesus
Jesus, pés descalços, pés empoeirados, cheios de marcas dos caminhos que passara. Quanta simplicidade ...
ESTUDO BÍBLICO
rodape